Página inicial > Notícias > Servidores e estudantes do Ifes apresentam trabalhos

Servidores e estudantes do Ifes apresentam trabalhos

Publicado: Terça, 11 de Junho de 2013, 09h15 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2013, 09h38

Os campi Nova Venécia, São Mateus, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha foram representados em quatro eventos ao redor do país durante o mês de maio.

A professora de Sociologia Adriana Gomes, do Campus Venda Nova do Imigrante, apresentou o trabalho “A Sociologia na escola dos ‘jovens titãs’: inserção da sociologia no ensino técnico integrado ao ensino médio no Instituto Federal do Espírito Santo campus Venda nova do Imigrante”, no III Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica – Eneseb.

O evento aconteceu de 31 de maio a 3 de junho, na Universidade Federal do Ceará – UFC. Trata-se de um encontro que visa a discutir os rumos da disciplina de Sociologia na escola, assim como a formação do professor e o papel da Universidade nesse processo, reunindo professores universitários e da rede básica, além de estudantes de licenciatura de universidades públicas e privadas de todo o país. Esse ano, o evento teve como tema central “Juventude e o Ensino Médio”.

Já na 36ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química – RASB, o Ifes foi representado pelo campus Vila Velha: professores e alunos do campus apresentaram ao todo nove trabalhos em diferentes áreas de atuação na Química: analítica, físico-química, educação e alimentos.

Os trabalhos apresentados foram “Análise Exploratória da degradação de óleos de soja comerciais por estresse térmico”, do estudante Vitor de Araújo com o professor Juliano Souza Ribeiro; “Estudo da Estabilidade ao armazenamento de diferentes biodieseis por espectroscopia de infravermelho”,da aluna Mayara Memelli com os professores Juliano Souza Ribeiro e Denise Rocco de Sena; “Perspectivas de licenciados em Química sobre educação não formal a partir de uma visita técnica ao Instituto Cultural Inhotim”, das estudantes Larissa Motta e Raiza Rosa Garcia Guerra com a professora Michele Waltz Comaru; “Aplicação de métodos visuais para operações de simetria em complexos do tipo ML4” e “Aplicação de métodos visuais para operações de simetria em complexos octaédricos”, apresentados pela aluna Nayara Araújo Santos e o professor Mauro Cesar Dias; “Determinação da quantidade de polpa congelada de açai (Euterpe oleracea Mart): aspectos físico-químicos e microbiológicos”, apresentado pela estudante Danyelle Alves da Cunha e a professora Maria Ivaneide Coutinho Correa. Além disso, o professor Wanderson Romão apresentou três trabalhos realizados em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo.

A RASBQ é o maior congresso nacional da área de Química, contando com participações de profissionais renomados nacional e internacionalmente. Esse ano, o evento ocorreu de 25 a 28 de maio em Águas de Lindóias, São Paulo, com o tema “Química sem Fronteiras”. Durante a programação, foram ofertados workshops, minicursos e o evento “Química na Praça”, um espaço com atividades de extensão destinadas à comunidade local.

Também houve apresentações de trabalhos na área de Biologia: as alunas do quarto ano do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio do campus São Mateus, Fernanda Meôky Barbosa Cosme e Letícia Mothé do Nascimento, representaram o Ifes na Expo Milset Brasil 2013. O evento foi sediado em Fortaleza, de 20 a 24 de maio.

O trabalho, intitulado “Histogame – um modelo didático para o ensino de Biologia” foi orientado pela professora Carolina Lomando Cañete e ficou em segundo lugar na premiação da área de Biologia. As alunas também receberam credenciamento para participação no próximo Movimento Científico Norte e Nordeste – Mocinn.

A Expo Milset Brasil é parte do Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico – Milset. Com o objetivo de promover e motivar o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, professores, alunos e a sociedade de forma geral, o evento reúne projetos de alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Superior de todo o país e de países credenciados pela Milset Internacional. O encontro tem o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE.

E o professor de História do campus Nova Venécia, Amarildo Mendes Lemos, apresentou seu trabalho acadêmico “O MDB no acervo do DOPS-ES: controle ideológico e resistência política no ES” durante o I Seminário Internacional “Documentar a Ditadura: arquivos da repressão e da resistência”, promovido pelo Arquivo Nacional no Rio de Janeiro.

O trabalho foi resultado de uma pesquisa nos arquivos da extinta Delegacia de Ordem Política e Social – Dops, e da análise de documentos referentes ao Movimento Democrático Brasileiro – MDB, partido político de oposição criado na Ditadura Militar. Seu objetivo foi demonstrar aspectos da organização interna do partido no Espírito Santo e do ideológico realizado pelos militares.

O Seminário Internacional “Documentar a Ditadura” tem como objetivo promover reflexões a respeito do papel desempenhado pelos arquivos nas sociedades que sofreram experiências repressivas e violadoras dos direitos humanos. Em sua primeira edição, e 4 a 6 de junho, o evento reuniu pesquisadores e estudantes de diferentes nacionalidades interessados na temática dos acervos da ditadura militar, no Brasil e na América Latina.