Página inicial > Notícias > Ciência sem Fronteiras abre chamadas públicas para a Rede Federal

Ciência sem Fronteiras abre chamadas públicas para a Rede Federal

Publicado: Quarta, 29 de Maio de 2013, 18h11 | Última atualização em Quarta, 29 de Maio de 2013, 18h28

As inscrições são para bolsas de graduação-sanduíche nos Estados Unidos e no Canadá.

Duas chamadas públicas foram publicadas na quinta-feira (23) e vão permitir que mais estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participem de intercâmbio no exterior. As inscrições para bolsas de graduação-sanduíche nos Estados Unidos e no Canadá, ofertadas pelo Programa Ciência sem Fronteiras, ficarão abertas de 4 de junho a 8 de julho. Essas chamadas são exclusivas para alunos regularmente matriculados em curso de graduação tecnológica ou engenharias das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica ou de Universidades ou Faculdades de Tecnologia.

Para participar, o candidato deve estar regularmente matriculado em curso de nível superior das Instituições da Rede Federal; ter nacionalidade brasileira; ter cumprido de 20% a 90% do currículo previsto para seu curso e obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem igual ou superior a 600 pontos, além de apresentar teste de proficiência em idioma (inglês ou francês). O teste de língua inglesa será ofertado gratuitamente pela Comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil – Fulbright, de acordo com a disponibilidade de vagas.

As atividades no país de destino iniciarão a partir de janeiro de 2014. A permanência do aluno no país de destino terá duração de até 12 meses para realização de estudos em tempo integral, podendo ser estendida por até seis meses. Todas as despesas serão custeadas pelo programa Ciência sem Fronteiras, que arcará com as taxas escolares e bolsa mensal ao estudante, além de conceder auxílios para instalação, saúde, deslocamento e material didático.

Os intercâmbios serão realizados com o apoio da Fulbright, da Instituição Comunitária de Ensino Superior da Virginia do Norte – NOVA, das Universidades e Instituições Comunitárias Historicamente Negras – HBCUs e da Associação das Faculdades Comunitárias Canadenses – ACCC.

Mais informações sobre as chamadas públicas estão disponíveis na página do Ciência sem Fronteiras na internet.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif