Página inicial > Notícias > Água é o tema da 27ª edição do Prêmio Jovem Cientista

Água é o tema da 27ª edição do Prêmio Jovem Cientista

Publicado: Quarta, 29 de Maio de 2013, 18h08 | Última atualização em Quarta, 29 de Maio de 2013, 18h08

Os participantes deverão formular soluções para o melhor aproveitamento da água no planeta.

A disponibilidade da água para o uso humano no futuro é um assunto recorrente, que preocupa governantes, pesquisadores e líderes empresariais e de organizações sociais ao redor do mundo. Em um cenário atual que mostra a necessidade da educação ambiental e da sustentabilidade, o XXVII Prêmio Jovem Cientista convida jovens pesquisadores a participar da luta no processo de preservação da água para o melhor aproveitamento de todos no futuro.

O Prêmio Jovem Cientista, instituído pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq desde 1981, tem entre suas principais metas revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. O prêmio possui quatro categorias: Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional.

O prazo para inscrições vai até as 18 horas do dia 30 de agosto. Os interessados poderão se inscrever no site do prêmio. Para a categoria "Estudante de Ensino Médio", a inscrição poderá ser efetuada, preferencialmente, pelos Correios, para o endereço: Fundação Roberto Marinho – Rua Santa Alexandrina, 336, 1º andar, Rio Comprido, Rio de Janeiro – RJ, CEP: 20261-232.

A premiação varia de acordo com cada categoria. Os participantes concorrem de R$ 15 mil a R$ 30 mil na categoria de Mestre e Doutor; de R$ 10 mil a R$ 15 mil na categoria de Ensino Superior; a um notebook para os três primeiros lugares da categoria de Ensino Médio e R$ 35 mil para a categoria de Mérito Institucional. Além disso, serão oferecidas bolsas de estudo do CNPq no valor de R$ 450 mil.

O evento de entrega ocorrerá em dezembro no Palácio do Planalto, em Brasília. Os prêmios serão entregues pela Presidenta Dilma Rousseff. A divulgação dos resultados acontecerá no mês de novembro pelo site.

Para mais informações acesse o site: http://www.jovemcientista.cnpq.br/.