Estudantes do Ifes podem concorrer a vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul

Publicado: Quinta, 04 de Agosto de 2016, 18h01 | Última atualização em Sexta, 05 de Agosto de 2016, 09h44

Instituição divulgou chamada interna para pré-selecionar candidato. É necessário estar no 1º ou 2º ano de curso técnico integrado.

Estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) podem se inscrever para concorrer a uma vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). O PJM é um programa que tem o objetivo de favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, como inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho.

O Ifes divulgou uma chamada interna para pré-selecionar o candidato da instituição. São 27 vagas para estudantes da Rede Federal, uma para cada estado da Federação. O Instituto tem a possibilidade de indicar um candidato para participar de uma eleição nacional, que definirá os membros do parlamento.

Durante o mandato de dois anos (2016 a 2018), os parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados vão elaborar propostas que contemplem as necessidades e anseios comuns ao Mercosul. O tema principal deste ano é “O ensino médio que queremos”. No Brasil, a iniciativa é coordenada pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Requisitos
O interessado deve estar matriculado e frequentando regularmente o 1º ou 2º ano de curso técnico integrado ao ensino médio; ter boa atuação escolar (frequência, conduta e rendimento); adaptar-se facilmente à convivência com pessoas de diferentes culturas e crenças religiosas, e ter disponibilidade e autorização dos pais para realizar viagens nacionais e internacionais, todas acompanhadas pelo MEC.

Para participar do processo seletivo, o estudante deve preencher a ficha de inscrição que consta na chamada; anexar à ficha uma cópia de documento de identidade válido e legível, uma declaração de matrícula e o histórico escolar com coeficiente de rendimento, incluindo o semestre em curso. Além disso, é preciso enviar uma carta de recomendação de um professor e ainda um projeto de protagonismo juvenil que contemple a sua realidade local. O e-mail para envio é assessoria.internacional@ifes.edu.br. O prazo vai até 1º de setembro.

Seleção
Depois da pré-seleção no âmbito do Ifes, o candidato indicado pela instituição passará para uma segunda etapa, com a abertura do processo eleitoral pelo MEC. A previsão é que tenha início no dia 20 de setembro. A partir desta data, os candidatos terão seus perfis e projetos divulgados em um portal da internet e também poderão promover suas candidaturas nas redes sociais. A eleição será on-line, no período de 17 a 21 de outubro, e a divulgação do resultado no dia 31 de outubro.

Os eleitos serão convocados para um curso de formação e receberão orientações sobre o papel do parlamentar juvenil, cujas datas, locais e cronograma serão divulgados posteriormente. Os custos para a participação serão subsidiados pelo MEC, exceto o traslado da cidade de origem até o aeroporto.

Acesse:
Chamada interna – Parlamento Juvenil do Mercosul - atualizada em 05/08/2016
Anexos I e II - Ficha de Inscrição e Termo de Autorização
Chamada nacional – (Veja mais informações sobre a construção do projeto de protagonismo juvenil).

*Com informações do Conif.