Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Perfil epidemiológico das comunidades do Rio Doce é tema de workshop
Início do conteúdo da página

Perfil epidemiológico das comunidades do Rio Doce é tema de workshop

Publicado: Segunda, 16 de Maio de 2016, 15h46 | Última atualização em Quinta, 19 de Maio de 2016, 17h27

O evento vai reunir pesquisadores do Ifes, da Fiocruz e de outras instituições.

Com o objetivo de construir um plano de trabalho para traçar o perfil epidemiológico das comunidades da Bacia do Rio Doce, o Campus Vitória promove um workshop, nos dias 23 e 24 de maio, intitulado "Desastre na Bacia do Rio Doce - Desafios para a Saúde Pública". O evento reunirá cerca de 40 convidados, entre pesquisadores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), da Fiocruz e de outras instituições. Também foram convidados a participar o Ministério Público Federal (MPF) e as secretarias de Estado da Saúde e de Meio Ambiente.

O evento é fruto do I Seminário de Integração de Ações do Ifes para a Bacia do Rio Doce, realizado em dezembro de 2015 no Campus Colatina com o objetivo de pensar ações de ensino, pesquisa e extensão para contribuir com diagnóstico e mitigação dos impactos ambientais e socioeconômicos na bacia hidrográfica do Rio Doce, atingida pela lama de rejeitos de mineração oriunda do rompimento de duas barragens da Samarco.

O tema do workshop foi escolhido a partir de uma das propostas de trabalho apresentadas no seminário, dentro da área temática Saneamento e uso da água para consumo humano. A professora Hélia Márcia Silva Mathias, autora da proposta, explica que a ideia é fazer um diagnóstico e um monitoramento da situação de saúde das pessoas afetadas pelo desastre no Rio Doce, tanto em municípios do Espírito Santo quanto de Minas Gerais.

“Vamos tentar fazer uma retrospectiva da saúde da população, um diagnóstico da situação atual e uma projeção. Isso pode ajudar a preparar tanto os pesquisadores quanto os serviços públicos para o que ainda está por vir, em termos de saúde pública”, explicou.

Para a elaboração do plano de trabalho, estão previstos palestra, formação de grupos e uma plenária final. O evento é destinado a pesquisadores convidados e será realizado das 9 às 18 horas, no Miniauditório do Campus Vitória.

registrado em:
Fim do conteúdo da página