Alunos do Ifes conquistam 48 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 17h33 | Última atualização em Terça, 28 de Novembro de 2017, 15h20

Ifes teve ainda a primeira, quarta e quinta maiores notas de todo o Brasil.

Estudantes de 20 campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) serão premiados na 13º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ao todo, os alunos conquistaram quatro medalhas de ouro, 19 de prata e 25 de bronze, além de 132 menções honrosas. Além disso, estudantes do Ifes ficaram com a primeira, a quarta e a quinta maiores notas de todo o Brasil.

Guilherme Nascimento de Oliveira ficou em primeiro lugar geral, junto com um aluno de uma escola pública de São Paulo. Ele está no 3º ano do Técnico em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio, no Campus Vitória, e é medalha de ouro na Obmep pelo segundo ano consecutivo. Para ele, o sucesso não tem segredo. “É só treino, estudo e vontade”, comentou. Sobre a nota, contou que não esperava um desempenho de tanto destaque. “Fiquei feliz.”

Entre os cinco primeiros, estão ainda os estudantes Rodrigo Gilles Guidi, também do Técnico em Eletrotécnica do Campus Vitória, que ficou em quarto lugar; e Fabiola Loterio, do Técnico em Agropecuária do Campus Santa Teresa, que teve a quinta maior nota da olimpíada no Brasil.

Ela contou que ficou um pouco surpresa com a nota, mas que estudou bastante para fazer a prova. “Com a olimpíada, a gente aprende muito mais Matemática, e de um jeito diferente e interessante. Tem oportunidade também de conhecer várias pessoas, de outros lugares do País. Pode viajar, ganhar prêmios”, enumerou. As irmãs gêmeas de Fabiola, Fabia e Fabiele, também alunas do Campus Santa Teresa, estão entre os medalhistas de prata do Instituto. Em 2015, as trigêmeas chamaram atenção da mídia nacional ao conquistarem três ouros na Obmep.

Já Rodrigo Guidi concorda que as olimpíadas escolares são um incentivo para que os estudantes se dediquem, tanto que fez esse tipo de competição se tornar parte da sua vida acadêmico. “Participo desde que estava no quinto ano do ensino fundamental. Na Obmep, já tinha ganhado três ouros, duas pratas e dois bronzes. Gosto de participar, estimula a estudar”, relatou.

Desempenho
O Ifes teve estudantes premiados na Obmep dos campi de Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Centro-Serrano, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Dos 44 medalhistas de bronze entre as escolas públicas do Espírito Santo, 25 são alunos do Ifes. Entre as 24 medalhas de prata do Estado, nove são de alunos da instituição, além dos quatro medalhistas de ouro.

Para a pró-reitora de Ensino do Ifes, Adriana Pionttkovsky Barcellos, os resultados são fruto de um trabalho comprometido com uma educação pública de qualidade. “Atuamos para oferecer espaços de aprendizagem inclusivos, dinâmicos e que potencializam os interesses e possibilidades de nossos alunos. Com uma equipe qualificada, que aposta na formação, e com estudantes que assumem a proposta do Ifes, o resultado que vemos são conquistas como essas. Ficamos muito felizes”, comentou.

Assunto(s): obmep , medalhista , medalha , premiação