Projetos especiais do Campus São Mateus se destacam na I Jornada de Integração do Ifes

Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 22h00 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2017, 15h50

SamaBaja, FAM AeroDesign e Cultura Golfística atraíram a curiosidade dos participantes.

interna sm

Participando, como convidados especiais, na I Jornada de Integração do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), os projetos SamaBaja, FAM AeroDesign e Cultura Golfística, desenvolvidos por estudantes e servidores do Campus São Mateus, atraíram a atenção do público nesta terça-feira (24). O evento acontece no Campus Colatina até esta quarta-feira (25).

De acordo com o pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure, os projetos SamaBaja e FAM AeroDesign demonstram o protagonismo estudantil. “Formar equipes e treinar para desafios específicos estimula o envolvimento do aluno com o seu curso. Os estudantes vivenciam problemas e superam limites para encarar ambientes competitivos”, afirmou.

O foco desses projetos é o estudante por isso estão fortemente ligados à área de Ensino. “Podemos dizer que, por meio desses projetos, tivemos uma experiência embrionária com o Ensino no evento. Para o ano que vem vamos trabalhar para estruturar uma participação efetiva de projetos ligados à área”, afirmou. O outro projeto convidado do Campus São Mateus é o Cultura Golfística, da área de extensão.

Saiba mais sobre eles:

Aerodesign: nave Facto participa de sua primeira competição

fam aerodA equipe FAM Aerodesign, que também dá o nome ao projeto de extensão, é composta por 13 estudantes do curso de Engenharia Mecânica e dois professores orientadores. Formada há dois anos, já construiu sua a terceira aeronave controlada por rádio, batizada de C-328 Facto, e participa esta semana da sua primeira competição nacional, em São José dos Campos.

O estudante Hedrick Colona destaca que o aerodesign é diferente do aeromodelismo. “No aeromodelismo a ideia é reproduzir algo que já existe. No aerodesign começamos todo o projeto do zero, a partir de um regulamento criado pela SAE Brasil. Este ano, por exemplo, as limitações foram em relação ao motor, envergadura da aeronave e a carga paga”, destacou.

De acordo com o estudante Guilherme Menenguci, a participação neste evento vai contribuir para o crescimento do grupo. “Somos uma equipe nova, vamos ver como eles fabricam as aeronaves, quais materiais utilizam e trocar experiências para agregar mais ao nosso projeto”, comentou o estudante.

O orientador do projeto, Cristiano Aiolfi, destaca a importância da iniciativa. “Os alunos participam de todas as etapas do projeto, seguindo regras da indústria aeronáutica. Saímos da sala de aula e vamos direto para a prática. Isso contribui muito para a formação do nosso aluno”, afirma.

Acompanhe as novidades do projeto FAM Aerodesign no Facebook.

SamaBaja: preparação para competição em 2019

bajaBastante conhecida pela participação em diversos eventos institucionais, a equipe SamaBaja também esteve presente na I Jornada de Integração. A equipe, composta por 22 estudantes do curso de Engenharia Mecânica do campus, e quatro da Multivix, optou por não participar da próxima competição nacional, para evitar alguns erros cometidos na última edição.

De acordo com o capitão da equipe, Lázaro Ernesto Ferreira, o objetivo agora é testar e validar o carro. "Já sabemos construir o carro, já entendemos a dinâmica. Agora estamos fazendo uns cursos e tentando prever os erros que podem acontecer. Optamos não participar da próxima competição, mas a nossa expectativa é conquistar o top 10 em 2019”, contou.

O Baja – O Baja SAE é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora de   estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, capaz de transportar pilotos com até 1,90 m de altura e até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, responsáveis pela viabilidade econômica do projeto.

Acompanhe as novidades do projeto SamaBaja no Facebook.

Cultura Golfística: projeto ensina esporte e valores a crianças de São Mateus

golfeEquilíbrio emocional, bom comportamento, boa postura corporal, honestidade e disciplina são alguns dos pré-requisitos na prática do golfe, um esporte incomum e considerado de elite no Brasil. Com o objetivo de democratizar o esporte e ensinar valores a crianças, o professor Fabrício Borelli, desenvolve o projeto Cultura Golfística há cerca de um ano.

Participam das aulas 15 estudantes, com idades entre 10 e 12 anos, de uma escola municipal de São Mateus. “O golfe é um esporte de superação, é necessário muita concentração e há um conjunto de regras, que vão desde os trajes até o comportamento que deve ser mantido dentro e fora do campo. Trabalhamos técnicas e valores morais com as crianças. Em um esporte que não possui juiz, ser honesto, por exemplo, é primordial.”, comentou o professor.

O projeto conta com a parceria do Clube Capixaba de Golfe, que doou tacos e bolas de golfe, além de permitir o livre acesso ao clube; e com a colaboração do professor Vinicius Silva da Cunha. O objetivo de Fabrício agora é buscar novas parcerias, realizar oficinas e capacitar outros professores a trabalharem com o projeto em outros campi do Ifes. “Já fechei uma parceria com o Hotel Fazenda Monte Verde Golf & Resort, de Vargem Alta, e estou em contato com o Campus Venda Nova do Imigrante para realizar oficinas lá”, contou.

Participe do grupo Projeto Cultura Golfística no Facebook.

Saiba mais:
Campus Colatina recebe 13 campi no primeiro dia da Jornada de Integração do Ifes
Conheça alguns dos projetos de pesquisa e extensão apresentados na I Jornada de Integração do Ifes
Mostra de Robótica expõe jogos e robôs na I Jornada de Integração do Ifes
I Jornada de Integração do Ifes tem avaliação positiva