Quinto número da revista Ifes Ciência já está disponível

Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2017, 18h13 | Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2017, 18h13

A publicação também foi classificada em mais cinco áreas pelo Qualis, da Capes.

Já está disponível o quinto número da revista Ifes Ciência, publicação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) que tem a proposta de dar visibilidade às pesquisas realizadas tanto no âmbito do Ifes quanto por pesquisadores externos, tendo como perspectiva a articulação e difusão da produção de conhecimento em diversas áreas.

São onze artigos, neste número, que reforçam o caráter multidisciplinar da revista e exploram temas como: esporte, jornalismo político, ensino de Matemática, avaliação da qualidade de sementes, qualidade do ar, analfabetismo, instalações elétricas e materiais para reconstrução óssea.

Qualis
A Ifes Ciência recebeu ainda classificação em mais cinco áreas pela Classificação de Periódicos Qualis, feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desde o final de 2016, a publicação já tinha B5 para a área de Ciências Agrárias I; B4 para Ensino; B5 para a área de Engenharias IV (que engloba, por exemplo, as engenharias elétrica, de automação e da computação); e B5 para Letras/Linguística.

Agora, foram também classificadas as seguintes áreas: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo (B4); Engenharias II (B5), que inclui engenharias de minas, de materiais, química e metalúrgica, por exemplo; Planejamento Urbano e Regional / Demografia (B5); Química (C); e Interdisciplinar (B5).

As novas classificações foram recebidas com alegria pela equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), que considerou um excelente reconhecimento para uma publicação que ainda é bastante jovem. No editorial deste número da revista, a equipe aponta que tem havido uma crescente participação de pesquisadores de dentro e de fora do Ifes, das mais diversas formações, nessas cinco edições. “Até então, já foram 160 pesquisadores com seus trabalhos publicados. Desse número, 90 são vinculados ao Ifes, sendo 54 servidores, 7 estudantes de pós-graduação, 20 de graduação e 9 de cursos técnicos integrados ao ensino médio”, diz o texto.

Acesse a Ifes Ciência.

Assunto(s): ifes ciência , revista , qualis , capes