Aluno de Aracruz fica em 1º lugar do Estado para o Parlamento Jovem Brasileiro

Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2016, 17h03 | Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2016, 17h03

Espírito Santo tinha duas vagas para serem preenchidas no projeto, que levará 78 jovens de todo o Brasil para conhecer a Câmara Federal.

O aluno Wanderson Rangel, do 3º ano do curso Técnico em Química do Campus Aracruz, foi selecionado para participar do projeto Parlamento Jovem Brasileiro, promovido pela Câmara dos Deputados. O Espírito Santo tinha duas vagas a serem preenchidas por estudantes interessados, e Wanderson ficou na primeira colocação. No ranking nacional, foi selecionado com a sétima maior pontuação, entre 78 jovens aprovados em todo o País.

Para concorrer à vaga, ele elaborou um projeto de lei alterando e acrescendo dispositivos na Lei Nacional de Resíduos Sólidos. A Secretaria de Estado da Educação foi responsável por fazer uma triagem dos candidatos, de acordo com critérios definidos pelo regulamento da Câmara (originalidade, clareza, precisão, relevância, mérito da proposição para a sociedade, entre outros.

Agora, os 78 selecionados se tornarão os deputados jovens representando todos os estados do Brasil, durante uma semana. Eles estarão em Brasília de 26 a 30 de setembro, para conhecer o trabalho dos deputados federais, com todas as despesas custeadas.

Wanderson conta que está animado para a viagem por dois motivos. “Vou ser o primeiro e talvez o único da minha família a viajar de avião! E também acredito que nas nossas pequenas ações podemos mudar o mundo, o que remete àquela ideia do poder transformador da educação”, comentou.

No campus, Wanderson também se envolve com iniciativas extracurriculares, como a organização da Simulação de Geopolítica do Ifes (SiGI), além de ser representante dos alunos de química no conselho de gestão e participar de projeto de iniciação científica. Ele conta que, quando terminar o curso, pensa em prestar vestibular para Direito ou Medicina.

Veja o projeto de lei proposto por ele.