Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Início do conteúdo da página

Campus São Mateus inaugura novo bloco acadêmico

Publicado: Segunda, 02 de Maio de 2016, 13h39 | Última atualização em Segunda, 02 de Maio de 2016, 16h33

Com o novo prédio, todas as atividades do Campus São Mateus estão concentradas em um mesmo local.



O Campus São Mateus inaugurou, na sexta-feira (29), o Anexo II, batizado de Bloco Prof. M. A. Camillo, com a presença do reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Denio Rebello Arantes, do deputado federal Dr. Jorge e do diretor de implantação do Campus Barra de São Francisco, Jean Rubyo de Oliveira Lopes. Na ocasião, também foi realizada a entrega do Galpão da Mecânica, com a presença de alunos, servidores e colaboradores do campus.

A solenidade teve início com a fala do diretor-geral do Campus São Mateus, Mario Cezar dos Santos Junior, que relatou as dificuldades que a gestão tem enfrentado para realizar as obras que o campus necessita, mas ressaltou as conquistas e os projetos exitosos de estudantes e servidores, apesar da infraestrutura do campus ainda não estar completa. E lembrou que com o novo prédio o campus conseguiu reunir alunos, servidores e todas as atividades em um mesmo local.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, contou em seu discurso como foi o início das atividades do Campus São Mateus, por meio de uma parceria entre a Prefeitura do município, empresas privadas e o então Cefetes. Tal parceria, sem ter uma sala de aula em São Mateus, conseguiu formar seis turmas. "Nós queremos ter em cada campus todas as condições, mas isso não pode nos impedir de oferecer educação de qualidade para aquelas pessoas que não teriam qualquer outra oportunidade”,destacou.

O reitor esclareceu ainda sobre a obra do Anexo I, que se encontra paralisada atualmente. “Temos que estudar toda a estrutura outra vez, fazer todo o reforço estrutural antes de relicitar a obra para terminar o prédio”, disse.“Vocês podem ter certeza: a história do Campus São Mateus vai ser completa”, encerrou.

Anexo II
O novo bloco tem seis salas da aula, três salas para as coordenadorias de curso, uma sala para a Subgerência de Gestão Educacional, uma para a Coordenadoria de Assistência ao Educando e cinco laboratórios (de metalografia, ensaios, máquinas térmicas, metrologia e física, hidráulica e pneumática).

A construção tem um total de 1.156 metros quadrados, e o custo da obra foi de R$ 3,88 milhões, aproximadamente. Em março deste ano, com a entrega do prédio, várias atividades do Campus São Mateus que funcionavam em uma sede provisória, no bairro Carapina, puderam ser transferidas para a sede definitiva, no bairro Litorâneo. Agora, todas as atividades estão concentradas em um só local.

Protesto
Durante a solenidade, um grupo de alunos do Campus São Mateus levaram cartazes pedindo esclarecimentos quanto a obra do Anexo I. Após a inauguração, os estudantes se reuniram com o reitor do Ifes e os diretores docampus e puderam fazer seus questionamentos quanto às obras, além de obterem respostas sobre os cortes nas bolsas de monitoria e auxílios da assistência estudantil.

As obras do Anexo I serão relicitadas ainda neste ano, mas antes a estrutura deixada pela empresa será avaliada por um especialista. A medida é necessária para que a continuação da obra e sua conclusão seja efetiva, sem riscos estruturais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página