Prorrogado prazo de submissão de trabalhos para a Feira de Matemática do Ifes

Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2016, 17h58 | Última atualização em Terça, 26 de Abril de 2016, 13h44

A feira faz parte da programação da 5ª Semana da Matemática do Ifes, e o prazo de inscrição vai até 1º de maio, pelo site oficial.

Foi prorrogado o prazo para a submissão de trabalhos para a Feira de Matemática, que acontece durante a 5ª Semana da Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), entre os dias 18 e 21 de maio, no Campus Vitória. A feira reunirá vivências e experiências, e podem participar na condição de expositores alunos matriculados na Educação Básica e Ensino Superior, das redes pública e privada.

A inscrição de trabalhos vai até 1º de maio, pelo site oficial do evento. Para submeter uma proposta, a equipe deve produzir um resumo com 350 a 450 palavras. O texto deverá ter uma pequena introdução, objetivo claro, material e métodos bem concisos, resultados e discussão breves e conclusão, sem repetir os resultados. Os trabalhos devem ser submetidos pelo professor responsável, contendo o nome de todos os alunos que participarão da exposição.

A Semana da Matemática tem o objetivo de socializar e ampliar debates relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de matemática em suas diferentes nuances. Nesta edição, o tema “Matemática e Transformação Social” tem o intuito de possibilitar a socialização do conhecimento construído por meio das experiências de sala de aula e pesquisas de professores, alunos e comunidade científica, em especial, no que se refere às práticas de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica Brasileira e voltadas para ações que promovam transformações sociais.

A programação vai contar com uma palestra de abertura sobre os modelos matemáticos na sociedade e na sala de aula, ministrada pela professora Jussara Araújo da UFMG; além de mesas-redondas, minicursos, apresentações e da feira didático-pedagógica.

Feira de Matemática do Ifes

Na primeira edição da Feira de Matemática, em 2015, dez trabalhos de professores e alunos de quatro campi do Ifes foram expostos: três do Campus Vitória, três do Campus Linhares, três do Campus Venda Nova do Imigrante e um do Campus Nova Venécia. A expectativa do coordenador da feira, professor Lauro Sá (Linhares), é que nesta edição mais professores se sintam motivados a participar e levar seus alunos para apresentarem trabalhos desenvolvidos dento e fora de sala de aula.

A professora Mariana dos Santos Cezar, do Campus Nova Venécia, adianta que os alunos dos 3ºs anos do integrado em Mineração e em Edificações apresentarão jogos relacionados à Geometria Espacial. “Pretendemos participar com uma média de 40 alunos e quatro professores de Matemática. Os alunos estão na expectativa para participar desse evento, pois ele representa uma grande oportunidade de interação e aprendizagem”, destaca.

Para mais informações acesse o site oficial.