Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Geografia

Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 16h09

O curso de Licenciatura em Geografia tem como objetivo formar professores para atuar no ensino de Geografia na Educação Básica.

Perfil do Profissional

O Licenciado em Geografia é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Geografia. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Geografia, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas, assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento geográfico em saber escolar.

Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em socioambientais, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico (BRASIL, Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura, 2010c).

Esta formação deve propiciar o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento na área da geografia, no que diz respeito a conceitos, princípios e teorias, bem como a compreensão do significado da Geografia para a sociedade e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação profissional, consciente do seu papel na formação de cidadãos. Também deve capacitar à busca autônoma, a produção e divulgação do conhecimento e propiciar a visão das possibilidades presentes e futuras da profissão.

O Licenciado em Geografia deve se comprometer com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos e de rigor científico, bem como por referenciais éticos e legais. Deve, ainda, ter consciência da realidade em que vai atuar e da necessidade de se tornar agente transformador dessa realidade, na busca da melhoria da qualidade de vida da população humana.

Área de Atuação

O Licenciado em Geografia pode propor, planejar, executar e coordenar projetos de ensino e programas de caráter educativo aplicável ao ensino de Geografia; capacidade para atuar no ensino Fundamental e médio ministrando disciplinas, desenvolver métodos e técnicas para a elaboração de mapas temáticos e de outras representações gráficas; elaboração de material didático para o ensino de Geografia; assessorar instituições em projetos de ensino e aprendizagem elaborando e executando projetos de desenvolvimento de conteúdos curriculares, desenvolvendo pesquisas de investigação geográfica, participando da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. Outro campo de atuação envolve o planejamento, execução e coordenação de projetos socioambientais de estabelecimentos que abarcam a esfera do terceiro setor, e de instituições públicas e privadas.

Campi em que o curso é ofertado

Campus Nova Venécia

Modalidade Presencial

Tipo Licenciatura

Turno Noturno 

Duração 4 anos 

Quantidade de vagas/ano 40

Periodicidade da oferta Anual

Ato de autorização 
Resolução CS nº 16, de 23/05/2014 e Resolução CS nº 17, de 14/03/2016

Ato de reconhecimento 
Portaria nº 188, de 17/03/2018 

Ato de renovação de reconhecimento
Portaria Mec nº 152, de 21/06/2023

Contato 
geografia.nv@ifes.edu.br

Projeto pedagógico do curso  

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página