Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes

FAQs

As inscrições da seleção para cursos técnicos do Ifes (PS 73/2021 e PS 74/2021) serão realizadas de 8 de outubro a 2 de novembro de 2021, exclusivamente via Sistema de Inscrição On-line.

É necessário ter o CPF próprio (Cadastro de Pessoa Física) e um documento de identificação civil, além de e-mail válido, preferencialmente do candidato ou seu responsável legal, pois o e-mail será utilizado para envio de informações.

São aceitos como documentos de identificação civil: carteira de identidade (RG) expedida pelas Secretarias de Segurança Pública, ou polícias militar e federal, ou Ministério da Justiça; ou identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997 (exceto no formato digital); ou passaporte; ou
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotografia; ou Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

O candidato que NÃO POSSUIR nenhum desses documentos de identificação civil deverá indicar o número da sua Certidão de Nascimento. Posteriormente, haverá um prazo para apresentar o documento de identificação civil conforme requerido no edital. Não será aceito documento de outra pessoa, mesmo que seja o responsável legal pelo candidato.

Os campi do Ifes farão agendamento para uso de computador com acesso à internet, seguindo todos os protocolos de biossegurança, inclusive com uso obrigatório de máscara. O agendamento será feito por meio dos contatos e nos dias e horários detalhados nos próprios editais (no caso do edital 73/2021, as informações constam no Anexo VIII; para o edital 74/2021, estão no Anexo VII).

A taxa de inscrição será de R$ 50 para os candidatos às vagas de cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes. Não há cobrança de taxa para concorrer às vagas do Proeja - Educação de Jovens e Adultos.

Para execução de um processo seletivo são necessários vários itens e procedimentos (obrigatórios por lei) e que demandam recursos, ainda que não exista prova. Exemplos são:

- publicações no Diário Oficial da União para ampla divulgação do edital e resultados;
- montagem de comissão organizadora para planejar, organizar e executar todo o processo seletivo, bem como tirar dúvidas e responder a casos omissos;
- sistemas de informática para que seja possível realizar as inscrições, sorteio e suporte para análise dos históricos;
- equipes específicas para realização de sorteio, análise dos históricos e de todos os recursos interpostos durante o processo;
- equipe para a análise documental de comprovação do direito à ação afirmativa (cota);
- equipe médica para análise de laudos dos candidatos que se inscreverem como pessoas com deficiência;
- equipe para fazer todas as entrevistas para verificação da autodeclaração dos candidatos que se inscreveram para as vagas de pretos, pardos e indígenas.

Em 2020 o Ifes custeou isso de forma extraordinária. Este ano, no entanto, foi necessário retornar com a taxa de inscrição.

Estudantes de escola pública permanecem tendo direito de solicitar a isenção de taxa. Os candidatos para as vagas da educação para jovens e adultos (Proeja) têm gratuidade na inscrição.

A isenção da taxa pode ser pedida, entre os dias 8 e 27 de outubro (prazo prorrogado), por candidatos que tenham estudado as duas últimas séries do Ensino Fundamental em escola pública ou que tenham estudado em escola particular como aluno bolsista (bolsa integral) em função de carência socioeconômica. Ou ainda por aqueles que tenham feito curso equivalente (supletivo, por exemplo) em estabelecimento da rede pública de ensino, com aprovação final até a data da matrícula. Não há cobrança para concorrer às vagas do Proeja.

O resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição será divulgado no Sistema de Inscrição on-line. O candidato deve acompanhar todas as etapas e, caso não obtenha a isenção, deverá observar os prazos para pagar a taxa e continuar no processo seletivo. O não pagamento levará ao cancelamento de sua inscrição.

As inscrições, depois de feitas, não podem ser alteradas totalmente – por exemplo, o candidato não pode mudar o CPF, a opção de curso ou a modalidade de concorrência. Outros dados secundários podem ser atualizados durante o período de inscrições, na área do candidato. Para alterar opção de curso ou modalidade de concorrência é necessário cancelar a inscrição que não quer e realizar uma nova. Atente-se que a nova inscrição solicitará novo pagamento, não é possível utilizar o pagamento do boleto anterior. Depois de encerrado o prazo, será considerada válida a última inscrição realizada no sistema.

Nos cursos técnicos concomitantes, o estudante faz somente o ensino técnico no Ifes. O candidato pode estar matriculado no ensino médio em outra escola – a concomitância pode acontecer em diferentes séries do ensino médio, dependendo do projeto pedagógico do curso. Fique atento ao que diz o edital.

São os cursos técnicos ofertados a quem já concluiu o ensino médio, independente de sua idade ou do tempo transcorrido.

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são aqueles oferecidos a quem já tenha concluído o ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) no ato do requerimento da matrícula. Neles, o estudante faz o ensino médio e o técnico no Ifes, em um único curso, com o currículo integrado e interdependente. Não é possível separar a formação técnica da formação do ensino médio regular.

Sim. Porém, iniciará o curso a partir do 1º ano/período no Ifes.

São cursos voltados para quem tem 18 anos ou mais e ainda não tenha concluído o ensino médio. Neles, o estudante faz o ensino médio e técnico no Ifes em um curso único. Não é possível separar a formação técnica do ensino médio regular. Proeja significa: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

A escolha de dois tipos de seleção considerou a diversidade de públicos atendidos pelos cursos integrados, concomitantes, subsequentes e do Proeja, o que tornaria a análise de histórico escolar complexa e com critérios muito diversificados.

Para os técnicos integrados, por serem ofertados a um público com características semelhantes (como idade e conclusão recente do ensino fundamental), a análise se mostrou possível.

Para os cursos concomitantes, subsequentes e Proeja, optou-se pelo sorteio devido a questões como:

1 - O fato de que os cursos concomitantes têm diferentes requisitos para ingresso, podendo a concomitância se dar em diferentes séries do ensino médio, o que demandaria uma análise curricular com critérios diversos entre os cursos.

2- Em relação aos cursos subsequentes e do Proeja, pesou a possibilidade de haver candidatos que concluíram os ensinos fundamental e médio há um prazo de tempo considerável, ou ainda utilizando recursos de equivalência, como por exemplo a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o que tornaria mais complexa e burocrática a análise.

Os cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao ensino médio e os cursos do Proeja (educação de jovens e adultos), todos ofertados por meio do edital 74/2021.

O sorteio será eletrônico, executado por meio de um software que ordena aleatoriamente os números usando algoritmos e cálculos matemáticos. Será feito um sorteio por curso e por campus. Três servidores serão responsáveis pelo sorteio e três serão testemunhas. O momento será gravado, e a gravação será disponibilizada on-line posteriormente.

O Ifes fornecerá depois a semente do sorteio, que é um instrumento que garante a aleatoriedade do processo e permite, inclusive, a reprodução do sorteio já feito, utilizando o mesmo programa de computador.

A classificação seguirá a ordem do sorteio, realizado aleatoriamente, e todos os que estiverem listados dentro do limite de cada reserva de vagas serão convocados para a matrícula. Os demais ficarão já ordenados na lista de suplentes e poderão ser chamados caso haja vagas remanescentes. Caso existam menos candidatos que vagas, e desde que haja o preenchimento de pelo menos 70% das vagas, todos os inscritos serão convocados.

O candidato fará a opção pela ação afirmativa a que faz jus ou pelas vagas de ampla concorrência no momento da inscrição. A classificação dos candidatos será feita entre os inscritos para cada curso/campus e tipo de ação afirmativa e ampla concorrência.

A análise de histórico escolar será feita para os cursos técnicos integrados ao ensino médio (edital do PS 73/2021).

Serão consideradas as notas finais de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia, do 6º, 7º e 8º anos. O 9º ano não será considerado devido aos prazos para lançamento das notas pelas escolas de origem dos candidatos.

O candidato deverá lançar já no sistema de inscrição as notas finais das disciplinas, seguindo atentamente as orientações do Anexo I do edital 73/2021. O edital traz as orientações para fazer a conversão das notas para o formato requerido, caso estejam diferentes - inclusive se estiverem atribuídas como conceitos em vez de números.

Se o candidato não tiver a nota final em um dos anos pedidos, deverá utilizar as notas finais dos dois anos que constarem no seu documento e fazer a média simples, para cada disciplina.

Cada disciplina terá um peso diferente para o cálculo da nota final do candidato no processo seletivo do Ifes. Português e matemática têm peso 3; ciências, peso 2; e história e geografia, peso 1. O sistema fará automaticamente a média ponderada entre as disciplinas dos três anos de ensino fundamental analisados. Pelas notas, os candidatos serão classificados em ordem decrescente.

Primeiramente, é preciso que o candidato leia atentamente as orientações do Anexo I do edital 73/2021. Conforme detalhado no documento, as notas serão registradas no formato de 0,00 a 100,00. Caso o boletim ou histórico esteja com as notas de 0 a 10, o candidato deverá realizar a conversão, multiplicando a nota final de cada disciplina por 10. Para as notas do Encceja, que são dadas em escala de 0 a 180, a nota final deverá ser multiplicada por 100 e dividida por 180.

Se o histórico escolar ou documento oficial equivalente apresentar conceitos em vez de números como forma de expressar a média, o candidato deverá solicitar na instituição de ensino que emitiu o documento, o preenchimento da declaração constante no Anexo II, convertendo para nota numérica (no formato 0,00 a 100,00).

Caso não obtenha o documento oficial de conversão para nota numérica (0,00 a 100,00), o candidato deverá seguir os critérios previstos no Anexo I para conversão de conceitos em notas. O candidato não deve fazer arredondamento de notas.

O comprovante de inscrição deverá ser impresso ou salvo pelo candidato. Ele terá, além das informações pessoais e número de inscrição, as notas alimentadas no Sistema de Inscrição e, portanto, deverá ser guardado para fins de comprovação em casos de recursos ou outras demandas.

O candidato deverá anexar obrigatoriamente, no momento da inscrição, a cópia digitalizada do boletim escolar oficial, ou histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino fundamental pelo Encceja ou documento equivalente (conforme modelo do edital 73/2021). O candidato deverá anexar apenas um desses documentos, conforme for fornecido por sua escola. Declarações falsas ou incorretas de dados levarão ao cancelamento da inscrição e eliminação do candidato, em qualquer fase da seleção.

Não serão aceitos documentos rasurados, ilegíveis ou incompletos.

Os candidatos com documentação que difere das possibilidades apresentadas no edital devem contatar a Comissão Central do Processo Seletivo, dentro do período de inscrições, por meio do e-mail: processoseletivo@ifes.edu.br , anexando cópia legível digitalizada do Histórico Escolar ou documento escolar oficial equivalente para análise e orientações para a realização da inscrição.

Caso candidatos tenham o mesmo número de pontos pela análise do histórico, será classificado, sucessivamente, aquele que tiver a maior média ponderada do 8º ano; em seguida, a maior média do 7º; depois a maior média do 6º ano.

O candidato fará a opção pela vaga a qual deseja concorrer no momento da inscrição. A análise dos históricos escolares será feita entre os candidatos inscritos para cada tipo de ação afirmativa e ampla concorrência, em cada curso ofertado no processo seletivo.

Apenas um curso ofertado no processo seletivo 2022/1 é a distância (o Curso Técnico Subsequente em Multimeios Didáticos, ofertado no edital 74/2021). Todos os demais são presenciais. Entretanto, o Ifes poderá fazer uso de estratégias flexíveis de ensino, de forma excepcional, em função da pandemia da Covid-19, para assegurar o cumprimento da carga horária e dos conteúdos previstos. A instituição já tem regulamentadas as atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) e outros tipos de estratégias flexíveis que seguem as diretrizes do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação e dos órgãos sanitários e de saúde pública.

Não. Entretanto, é possível assinalar, no momento da inscrição, uma segunda opção de curso de interesse. Esse segundo curso deverá ter a mesma forma de oferta da primeira opção do candidato (ou seja, se a primeira opção é um curso integrado ao ensino médio, a segunda também deverá ser; caso seja concomitante, a segunda opção também deve ser feita entre os cursos concomitantes; já se for subsequente, a segunda opção deve ser um curso subsequente).

O candidato vai concorrer a essa segunda opção na mesma modalidade de concorrência da primeira (ampla concorrência ou ações afirmativas/cotas). Ele será convocado se houver vagas remanescentes e, caso decida se matricular, será considerado desistente da sua primeira opção de curso.

Mesmo com duas opções, a inscrição no processo seletivo é única. Será considerada válida a última inscrição que o candidato fizer, dentro do período de inscrições previsto no edital.

O histórico escolar pode ser usado para comprovar as notas do 6º ao 8º ano, no caso de inscrição para os cursos técnicos integrados. Quem não tem o histórico, pode utilizar os demais documentos citados no edital para essa comprovação e depois utilizar o histórico escolar completo para efetuar a matrícula.

Temos internato nos campi de Alegre, Itapina e Santa Teresa. Para conseguir uma vaga, é necessário ser estudante do Ifes e participar de processo seletivo interno do próprio campus.

O Ifes tem política de assistência estudantil com programas que ofertam auxílios como moradia, transporte e alimentação. A oferta desses auxílios é organizada de acordo com as demandas de cada campus. Para solicitar é necessário já ser estudante do Ifes e participar de processo seletivo interno do próprio campus.

Depois do resultado final, significa que você foi classificado dentro do número de vagas disponíveis para o seu curso e que você pode efetuar a matrícula. Atente-se aos prazos de matrícula definidos em edital.

Há chances depois do período de matrícula dos classificados, pois os suplentes são chamados em caso de não preenchimento de todas as vagas do curso. Por isso, a chamada de suplentes é feita por cada campus, de acordo com as vagas disponíveis. Atente-se às chamadas publicadas na página do edital.

Alguns campi realmente entram em contato com os suplentes por este canal. Para confirmar se a mensagem é verdadeira, verifique se foi publicada na página do edital chamada de suplentes do seu campus com o seu nome. Você também pode confirmar se o número de telefone que enviou a mensagem está presente no edital como contato do campus para o qual está concorrendo a vaga.

Quem não tem a nota do 8º ano deve inserir a média das notas do 6º e 7º ano em cada disciplina. Por exemplo, se o candidato tirou 100 em Português no 6º ano e 80 no 7º ano, a nota dele será 90 no 8º ano. Confira o Anexo I do edital para mais informações e exemplos.

Não temos uma média de corte, já que depende dos candidatos em cada modalidade de concorrência. São ordenados todos os candidatos por ordem de nota em cada modalidade, sendo aprovados (classificados) aqueles que ficam dentro da quantidade de vagas do curso e os demais como suplentes.

Fim do conteúdo da página