Página inicial > Notícias > Dez cursos do Ifes recebem estrelas do Guia do Estudante

Dez cursos do Ifes recebem estrelas do Guia do Estudante

Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2016, 16h42 | Última atualização em Segunda, 05 de Setembro de 2016, 16h42

Cursos farão parte do ranking da publicação GE Profissões Vestibular 2017, que será publicado em outubro.

Dez cursos superiores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) receberam estrelas do Guia do Estudante (GE), que faz anualmente avaliações de cursos no Brasil e lança a publicação GE Profissões Vestibular. Este ano, o guia passará a circular nas bancas em meados de outubro. Nove cursos ficaram com três estrelas e um ficou com quatro, num sistema de avaliação que vai até cinco estrelas.

O curso Sistemas de Informação, de Colatina, obteve quatro estrelas. Receberam três estrelas os seguintes cursos superiores: Engenharia de Minas, do Campus Cachoeiro; Engenharia de Produção, do Campus Cariacica; Agronomia, do Campus Santa Teresa; Engenharia Mecânica, do Campus São Mateus; Engenharia de Controle e Automação e Sistemas de Informação, ambos do Campus Serra; e Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Elétrica e Engenharia Metalúrgica, do Campus Vitória.

A avaliação é feita a partir de pesquisa de opinião com professores e coordenadores de curso. A pesquisa é realizada por meio questionário com temas relativos ao corpo docente, produção científica e instalações físicas. Os dados do questionário passam por um grupo de avaliadores que, a partir das respostas, emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

Nem todos os cursos das instituições de ensino são avaliados pelo GE. O levantamento dos cursos que serão analisados tem início com a atualização dos dados feita pelas instituições, que incluem os cursos que serão ofertados no próximo processo seletivo. Para ser avaliado, um curso deve preencher alguns pré-requisitos, como ter a titulação de bacharelado; ser presencial; ter turma em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo, entre outros.