Página inicial > Notícias para o servidor > Notícias > Ifes seleciona projetos de iniciação tecnológica para chamada pública

Ifes seleciona projetos de iniciação tecnológica para chamada pública

Publicado: Quinta, 08 de Abril de 2021, 14h40 | Última atualização em Sexta, 07 de Maio de 2021, 12h21

Inscrições foram prorrogadas até 16 de maio.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) lançou chamada interna para selecionar projetos de iniciação tecnológica da instituição. As inscrições foram prorrogadas até 16 de maio pelo sistema de inscrição eletrônico. Os projetos selecionados irão compor a proposta institucional que será submetida ao Edital 01/2021, de apoio à iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada. A proposta institucional poderá conter até cinco projetos da instituição.

Acesse a chamada interna.

Os projetos de iniciação tecnológica devem ter como foco o ensino de programação aplicada para estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental, das redes públicas municipais e estaduais de educação básica, separadamente ou em conjunto, utilizando ferramentas que facilitem o aprendizado dos estudantes, como por exemplo Arduino, Raspberry Pi, Softwares, kits de robótica. Cada projeto poderá receber recursos de até R$ 90 mil para custear equipamentos e bolsas e deverá prever o atendimento a, no mínimo, 280 beneficiários, que deverão ser estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental, das redes públicas municipais e estaduais de educação básica, separadamente ou em conjunto. O prazo para a execução dos projetos é de 12 meses.

A equipe do projeto deve ter, obrigatoriamente, um coordenador, que deve ser servidor efetivo do Ifes, e, no mínimo, dois estudantes de ensino médio, que atuarão como monitores. A equipe poderá contar com integrantes de diferentes unidades do Ifes. O quantitativo de bolsistas por equipe deve ser condicionado pelo montante de recursos destinado às bolsas para cada projeto, conforme estabelecido no edital.

A seleção dos projetos será em duas etapas: análise documental e avaliação dos projetos. O resultado final da etapa 1 será divulgado no dia 17 de maio e o resultado final da etapa 2, bem como a divulgação dos projetos selecionados para a proposta institucional, estão previstos para o dia 26 de maio.