Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias para o servidor > Notícias > Hospedagem do site do Ifes passa por adequações
Início do conteúdo da página

Hospedagem do site do Ifes passa por adequações

Publicado: Terça, 20 de Março de 2018, 14h37 | Última atualização em Segunda, 26 de Março de 2018, 13h30

Com os ajustes, o acesso ao site proveniente de outros países já foi restabelecido.

A Diretoria de Tecnologia de Informação (DRTI) está realizando adequações no serviço de hospedagem do site do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Para isso, está em implementação uma nova estrutura, devidamente atualizada, de acordo com os padrões de conformidade e segurança exigidos pelo serviço. Com os ajustes, o acesso ao site proveniente de outros países já foi restabelecido.

Em meados de 2016, o site do Ifes foi alvo de um ataque cibernético que comprometeu o serviço de hospedagem. Mesmo depois das medidas para resolução do problema e restabelecimento do serviço, o site foi comprometido por outro ataque. Como as adequações realizadas na estrutura deste serviço não foram suficientes para mitigar o problema e como em ambos os casos, o ataque foi proveniente do exterior, optou-se por bloquear o acesso de fora do Brasil.

Com a atualização do site, houve melhoria no desempenho do site do Ifes e as vulnerabilidades da versão antiga foram corrigidas na nova versão. O principal objetivo foi uma nova estrutura de hospedagem, que proporcionou a liberação do acesso proveniente do exterior. Todos os sites da instituição serão impactados com a mudança, porém, ela será gradativa. Os sites serão migrados individualmente para o novo ambiente.

Todos os dados do ambiente antigo foram migrados para o novo ambiente e atualizações pontuais estão sendo executadas em conjunto com a Assessoria de Comunicação Social do Ifes (ACS). A estimativa é que o serviço esteja completamente funcional em até 30 dias. Nesse período podem ocorrer momentos de indisponibilidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página