Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Três novas patentes são concedidas para o Ifes
Início do conteúdo da página

Três novas patentes são concedidas para o Ifes

Publicado: Quinta, 12 de Maio de 2022, 15h32 | Última atualização em Quinta, 12 de Maio de 2022, 15h32

Agora, Instituto tem 13 cartas-patente, 73 registros de softwares, cinco desenhos industriais e nove marcas registradas.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) recebeu três novas cartas-patente emitidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Com essas, a instituição somou um total de 13 cartas-patente, 78 pedidos de patente, 73 registros de softwares, cinco desenhos industriais registrados, um em tramitação e nove marcas registradas.

Os trabalhos que receberam as patentes foram: Flange de poliamida aplicado a panelas de produção de cerveja; Processo de produção de compostos bioativos (ß-glucanos, provitamina D e proteínas) por fermentação fúngica do soro de leite; e Pó fluxante de resíduo de granito para lingotamento contínuo de aço.

Saiba mais:

Flange de poliamida aplicado a panelas de produção de cerveja
Inventores: Igor Henrique Beloti Pizetta; Jackson Ricardo Marcelino Braz; Luana Nieiro dos Santos; Vinicius Guilherme Celante; Allan Loureiro Rosalino; Danielle Mendes Silva; e Pedro Vitor Morbach Dixini
Titularidade: Ifes
Campus: Aracruz
Sobre: A equipe desenvolveu um dispositivo que resolve problemas na conexão de uma válvula com uma panela de produção de cerveja. Anteriormente, uma série de peças tinham que ser encaixadas de forma improvisada para fixar a válvula e ainda um filtro na panela. O dispositivo patenteado agora resolve a questão por se tratar de uma peça que já tem superfície para encaixe do filtro e da válvula. O projeto teve recursos do CNPq.


Processo de produção de compostos bioativos (ß-glucanos, provitamina D e proteínas) por fermentação fúngica do soro de leite
Inventores: Maria Catarina Megumi Kasuya, Wilton Cardoso, Marliane de Cássia Soares da Silva, José Maria Rodrigues da Luz e Nayron Vilela Diogo.
Titularidade: Ifes, Fapemig e Universidade Federal de Viçosa
Campus: Venda Nova do Imigrante
Sobre: Utilizando o soro do leite – material que geralmente é descartado na produção de queijos e pode gerar um prejuízo ambiental –, os pesquisadores cultivaram fungos que acumularam compostos benéficos à saúde. A ideia é que esses compostos possam ser futuramente incorporados em alimentos substitutos de proteína animal.

Pó fluxante de resíduo de granito para lingotamento contínuo de aço
Inventores: Hiury Voltz, Cassio Santos de Carvalho, José Roberto de Oliveira, Letícia Miranda Alves e Estefano Aparecido Vieira
Titularidade: Ifes
Campus: Vitória
Sobre: A partir do resíduo de granito, que é um passivo ambiental proveniente do beneficiamento da rocha, o grupo de pesquisadores produziu um fluxante, que é um material usado na indústria siderúrgica para a solidificação das placas de aço. O fluxante funciona como lubrificante e ajuda no controle de transferência de calor quando as placas estão sendo solidificadas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página