Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes abre inscrições para novo curso técnico integrado
Início do conteúdo da página

Ifes abre inscrições para novo curso técnico integrado

Publicado: Quarta, 28 de Julho de 2021, 13h59 | Última atualização em Quinta, 29 de Julho de 2021, 09h32

Técnico em Internet das Coisas é ofertado pelo Campus Serra.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) abre inscrições para o processo seletivo para o curso técnico em Internet das Coisas, ofertado pelo Campus Serra. O curso é novo e oferecido na modalidade integrado ao ensino médio. Esse é o primeiro curso nesta modalidade ofertado na Rede Federal. As inscrições são gratuitas e vão até 8 de agosto pelo site ifes.edu.br/ps2021-2. A seleção será realizada por meio da análise do histórico escolar.

O curso é integrado ao Ensino Médio, ou seja, é aquele oferecido a quem já tenha concluído o ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) e tenha menos de 18 anos. Nele, o estudante faz o ensino médio e o técnico no Ifes, em curso único. Uma novidade em relação a cursos desta modalidade é que ele não é anual, mas semestral, o que possibilita o início do curso no meio do ano. O curso possui duração de 6 semestres

São ofertadas 32 vagas e metade das vagas são reservadas às ações afirmativas, que contemplam quem tenha cursado todo o ensino fundamental em escola pública. As ações são divididas em duas partes, seguindo critérios de renda: metade das vagas para quem tem renda familiar per capita igual ou menor a R$ 1.650 e metade das vagas sem necessidade de comprovação de renda. Dentro cada uma dessas metades, há a reserva para quem se autodeclara preto, pardo, indígena, ou de outras etnias, e ainda pessoa com deficiência. O candidato fará a opção pela ação afirmativa a que pode concorrer ou pelas vagas de ampla concorrência no momento da inscrição.

O curso
Internet das Coisas é uma tradução literal da expressão em inglês Internet of Things (IoT). De acordo com o coordenador do curso, professor Wagner Kirmse, essa é uma área em evidência e em expansão, inclusive para o público geral. “Hoje temos a Alexa (assistente virtual desenvolvida pela Amazon), lâmpadas inteligentes. No futuro, os sistemas inteligentes estarão cada vez mais presentes na indústria, no comércio e em casa”, explica.

O Técnico em Internet das Coisas será habilitado a utilizar ferramentas de desenvolvimento de sistemas; construir soluções que auxiliem o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos; desenvolver sistemas de Automação Residencial, entre outras atividades. De acordo com o coordenador do curso, o profissional pode atuar no mercado (indústria automotiva, imobiliária, eletrodomésticos), mas o foco é que ele seja empreendedor, que crie sua própria empresa nessa área, criar produtos com essa finalidade.

Inscrições
Para efetuar a inscrição, o candidato deverá preencher as informações solicitadas conforme edital e anexar o Histórico Escolar ou Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), acompanhado de histórico escolar ou documento escolar oficial equivalente, desde que devidamente assinado, carimbado e datado, física ou eletronicamente, pela Direção ou Secretaria Escolar ou entidade certificadora competente. O documento deverá ser enviado em formato PDF, JPG, JPEG, PNG, em um único arquivo.

Inscreva-se.

registrado em:
Fim do conteúdo da página