Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Campus Colatina doa máscaras para Hospital Estadual Sílvio Avidos
Início do conteúdo da página

Campus Colatina doa máscaras para Hospital Estadual Sílvio Avidos

Publicado: Quinta, 02 de Abril de 2020, 11h51 | Última atualização em Quinta, 30 de Abril de 2020, 11h04

Projeto também conta com a parceria da Ufes e de empresas do município.
Versão em libras

mascaras colatina 05


Professores do Campus Colatina, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), entregaram seis máscaras à direção do Hospital Estadual Silvio Avidos, na quarta-feira (1). Esse é o quantitativo inicial para teste dos profissionais de saúde para teste. As máscaras produzidas pelo Campus Colatina são feitas com revestimento de acetato e podem ser higienizadas após o uso, para serem reutilizadas. Com o feedback positivo dos profissionais, recebido nesta quinta-feira (2), os professores pretendem produzir mais 200 máscaras para doar ao hospital, que é referência em atendimentos de urgência e emergência para 17 municípios na região Noroeste. Nesta segunda-feira (6), mais 20 protetores faciais foram entregues à Casa de Saúde Santa Maria.

Os professores Ricardo Tedesco da Silva, Alextian Bartolomeu Liberato,Renan Osório Rios, Julio César Goldner Vendramini e Igor Carlos Pulini estão produzindo os suportes em suas casas, utilizando as impressoras 3D da equipe Titãs da Robótica, formada por estudantes do Campus Colatina. As duas impressoras foram doadas pela Basis Tecnologia, patrocinadora oficial da equipe. Cada impressora consegue produzir seis máscaras por dia, ou seja, a produção diária é de 12 máscaras. 

 

mascaras colatina 03

Também fazem parte dessa ação pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que cederam os filamentos suficientes para produção das 200 unidades, enquanto o Campus Colatina enviou 28 máscaras a universidade, que serão doadas a hospitais da Grande Vitória. A iniciativa contou ainda com o apoio da Gráfica Comercial, de Colatina, que realiza o corte do revestimento de acetato para a produção das máscaras. A gráfica também está imprimindo máscaras para doação. E as empresas de confecção PW Brasil e UOT, também de Colatina, forneceram os elásticos para fixação das máscaras.

"Foram vários parceiros para chegar ao resultado final”, destaca o professor Renan. “Contamos com a ajuda da Ufes e da Gráfica Comercial. Conseguimos ainda a adesão de empresas de confecção, que cederam os elásticos. E agora o Ifes vai adquirir revestimento de acetato para produzirmos mais máscaras”, conta.

Os professores se disponibilizaram a fornecer o arquivo a pessoas e empresas interessadas em imprimir máscaras. E caso algum hospital tenha interesse em adquirir impressora 3D, os docentes se colocam à disposição para colaborar na produção de mais máscaras. Para solicitar o arquivo basta entrar em contato pelo e-mail renan@ifes.edu.br.

registrado em:
Fim do conteúdo da página