Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Conselho Superior do Ifes dá início a seu processo eleitoral
Início do conteúdo da página

Conselho Superior do Ifes dá início a seu processo eleitoral

Publicado: Quinta, 19 de Abril de 2018, 14h01 | Última atualização em Segunda, 23 de Abril de 2018, 17h45

Novos representantes de estudantes, técnicos e docentes serão definidos no dia 10 de maio.

O processo eleitoral para definição dos representantes do corpo discente, docente e técnico-administrativo do Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foi iniciado nos campi e na Reitoria. O Conselho Superior é o órgão máximo da instituição, que aprova as diretrizes da instituição, zela pela execução da política educacional, e aprova os planos de desenvolvimento institucional e orçamento, entre outas atribuições.

A partir de portarias publicadas nos campi e na Reitoria, cada unidade escolherá os representantes dos Colégios Eleitorais, em cada segmento. Os colégios de docentes e técnicos administrativos permanecem válidos por quatro anos, já o de discentes fica válido por dois. É por esse motivo que não serão renovados todos os membros ao mesmo tempo, neste processo, já que alguns dos campi do Instituto ainda têm membros em Colégios válidos, eleitos em 2016. Em todos os campi, entretanto, haverá eleições para representantes de estudantes.

Os membros dos Colégios Eleitorais votarão nos representantes do Conselho Superior no dia 30 de maio. O cronograma geral do processo eleitoral foi definido na  reunião do Conselho Superior no dia 6 de abril. A portaria nº 842, de 18 de abril de 2018 publicou o regulamento da Reitoria, sendo que os campi também publicarão os seus regulamentos com as devidas adaptações, mas a previsão é de que todas as etapas – com inscrição das chapas, votação para os Colégios Eleitorais e escolha dos representantes efetivos e suplentes do Conselho Superior – sejam realizadas em abril e maio, sendo os eleitos homologados pelo Conselho Superior na reunião de 4 de junho.

Podem se inscrever e votar nas chapas todos os servidores do quadro ativo e permanente do Ifes; além de todos os alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais técnicos, de graduação e de pós-graduação, de acordo com a Resolução CS nº 2/2014. Os alunos da modalidade Ensino a Distância poderão votar no campus ao qual estiverem vinculados.

Veja o cronograma geral do processo:

Atividade

Local

Data

Divulgação Regulamento das Eleições

Nos campi e reitoria

18 a 23/04/2018

Inscrição das Chapas

Nos campi e reitoria

23 a 26/04/2018

Homologação das Chapas Inscritas

Nos campi e reitoria

27/04/18

Realização das Eleições

Nos campi e reitoria

10/05/18

Homologação dos resultados

Nos campi e reitoria

11/05/18

Reunião dos Colégios Eleitores para escolha dos membros do Conselho Superior

A ser definido

30/05/18

Homologação o resultado das eleições

Conselho Superior

Reunião Conselho Superior 04/06/18

Fim do conteúdo da página