Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes oferta 160 vagas em cursos técnicos Proeja
Início do conteúdo da página

Ifes oferta 160 vagas em cursos técnicos Proeja

Publicado: Quarta, 03 de Maio de 2023, 14h55 | Última atualização em Quarta, 03 de Maio de 2023, 15h41

Inscrições devem ser feitas presencialmente até 2 de junho, no Campus Vitória.

Estão abertas, até 2 de junho, as inscrições para cursos técnicos Proeja. São 160 vagas para cursos presenciais no Campus Vitória, com início das aulas no segundo semestre de 2023. As inscrições devem ser feitas presencialmente no Campus Vitória e não há cobrança de taxa. Acesse o edital em: ifes.edu.br/ps2023-2.

O Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica para Jovens e Adultos) trata de cursos que proporcionam formação profissional e básica para jovens e adultos que não fizeram o Ensino Médio e possuem 18 anos de idade completos até a data da matrícula. O curso é realizado de forma integrada (ensino médio junto com o ensino técnico).

A seleção para os cursos Proeja será feita por meio de sorteio que vai determinar a ordem de classificação dos candidatos.

Ação afirmativa (cotas)
Metade das vagas ofertadas são reservadas às ações afirmativas (cotas), que contemplam quem tenha cursado todo o ensino fundamental em escola pública. As ações são divididas em duas partes, seguindo critérios de renda: metade das vagas para quem tem renda familiar per capita igual ou menor a R$ 1.953 e metade das vagas sem necessidade de comprovação de renda. Dentro cada uma dessas metades, há a reserva para quem se autodeclara preto, pardo, indígena, ou de outras etnias, e ainda pessoa com deficiência.

O candidato fará a opção pela ação afirmativa (caso se encaixe nos critérios) ou poderá ainda optar por se inscrever nas vagas de ampla concorrência. Tanto no sorteio quanto na análise de histórico escolar, a classificação dos candidatos será feita entre os inscritos para cada curso e tipo de ação afirmativa ou ampla concorrência.

Confira os cursos ofertados:

Guia de Turismo (Noturno) – 40 vagas
Hospedagem (Noturno) – 40 vagas
Metalurgia (Noturno) – 40 vagas
Segurança do Trabalho (vespertino) – 40 vagas

registrado em:
Fim do conteúdo da página