Instituto Federal do Espírito Santo

Reitoria

Normas para Certificação de conclusão do Ensino Médio para o Enem

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimir

O Ifes divulga as normas para certificação em nível de conclusão do Ensino Médio com base no Enem 2012. A necessidade de certificação do Ensino Médio e o campus selecionado para certificação devem ser informados no ato da inscrição do Enem.

 

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes divulgou, em documento oficial, as normas para certificação em nível de conclusão do Ensino Médio com base no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2012.

Com o resultado do exame, jovens e adultos que não concluíram os seus estudos têm a possibilidade de obter o certificado de proficiência equivalente à conclusão do Ensino Médio.

O candidato deve informar, no momento de sua inscrição no Enem 2012, a necessidade de certificação do Ensino Médio e o campus selecionado para certificação. Os interessados devem, também, atender aos requisitos exigidos pela Instituição:

I. ter o Ensino Fundamental completo;
II. ter 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem 2012;
III. ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Enem 2012;
IV. ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação;
V. não ter a conclusão do Ensino Médio até a data de 31 de dezembro de 2012;
VI. ter preenchido a solicitação de certificação, no ato da inscrição do Enem 2012, na página do Inep na Internet.

 

As solicitações podem ser feitas nos campi Vitória, Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Itapina, Linhares, Nova Venécia, Santa Teresa, São Mateus e Serra.

 

Depois do recebimento dos resultados, o Ifes terá o prazo de até 60 dias para emissão dos certificados. Além disso, os campi emitirão a Declaração Parcial de Proficiência para aqueles que tenham conseguido alcançar a pontuação mínima em algumas das áreas de conhecimento do Enem, a fim de comprovar a eliminação de outras áreas – somente para os candidatos que tenham solicitado a certificação no ato da inscrição do Enem 2012.

 

 Ato de Homologação Provisória nº 12 – Ad Referendum


© 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.