Instituto Federal do Espírito Santo

Reitoria

Propostas do Ifes para o Programa Mulheres Mil são aprovadas

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimir

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, a partir da atuação da Pró-Reitoria de Extensão do Ifes, obteve aprovação das propostas para a implementação do Programa Mulheres Mil nos campi Aracruz, Cariacica e Piúma. O Instituto atendeu à chamada pública 01/2011, do Ministério da Educação – MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Setec, para que os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia apresentassem propostas de adesão ao Programa Mulheres Mil – Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável.

A proposta do programa é acolher mulheres que se encontram em diversos contextos sociais de marginalização e vulnerabilidade social e incluí-las no processo educacional e profissional, elevando a escolaridade e contribuindo para a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho.

As mulheres participantes do programa poderão obter a certificação dos aprendizados adquiridos ao longo da vida. O processo de reconhecimento será desenvolvido por meio dos Programas de Certificação, no âmbito da Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada do Ministério da Educação – Rede Certific.

Cada campus terá dois servidores que serão gestores do Programa Mulheres Mil. Entre os dias 19 e 23 de setembro os referidos gestores indicados participarão do curso de formação para conhecimento e implementação da metodologia Mulheres Mil – Sistema de Acesso, Permanência e Êxito. O evento será realizado no Centro de Referência Mulheres Mil, em Brasília.

Segundo a Pró-Reitoria de Extensão do Ifes, após a capacitação, cada gestor irá elaborar, juntamente com a sua equipe local, o projeto de cada campus, considerando as especificidades de cada grupo de mulheres que irá participar do programa.

 


© 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.