Página inicial > Notícias > Cefor lança o primeiro e-book acessível

Cefor lança o primeiro e-book acessível

Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2017, 15h55 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2017, 12h43

Lançamento oficial será na abertura do IV Concefor, nesta quinta-feira (10).

O Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), divulgou o primeiro e-book acessível, intitulado “Incluir é possível: desmitificando barreiras no processo de ensino-aprendizagem”. O lançamento oficial será na abertura do IV Concefor, nesta quinta-feira (10), às 20h30, no Cefor.

O livro digital foi estruturado em cinco capítulos que trazem questões importantes para a prática e a reflexão docente sobre o processo de inclusão escolar. Organizado pelas professoras Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Andreia Chiari Lins e Yvina Pavan Baldo, o e-book é uma produção e divulgação do Grupo de Pesquisa e Estudos em Design Educacional e Inclusão (Gedi) e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat). Conta ainda com a participação de Aliana Simões, Aline Xavier, Andréia Cáo, Andressa Koehler, Giovana Munari, Juliana Cassaro e Ana Carolina Frizzera.

A obra foi projetada para atender às recomendações de acessibilidade do Consórcio World Wide Web (W3C). Para que o público tenha a experiência de leitura com um material planejado para ser acessível e não apenas adaptado, o livro foi produzido para o formato ePub, que é o único modelo oficial para distribuição e venda de livros digitais.

O formato ePub permite um conteúdo fluido, o que significa que a tela de texto pode ser otimizada de acordo com o dispositivo usado para leitura. Dependendo do tipo de software/aplicativo usado, é possível alterar a luminosidade, o tipo e tamanho da fonte, além de aumentar o contraste de cores para a leitura. Também é possível incluir recursos multimídias como vídeos, imagens e áudios.

Todas as imagens disponibilizadas foram audiodescritas por Ana Carolina Sampaio Frizzera, Andressa Dias Koehler e Giovana Dewes Munari e validadas pelas consultoras Arneida Coutinho Carvalho Boniatti, Fernanda Oliveira Basílio e Marcela Geada Cavalieri. O prefácio do e-book teve a participação do professor doutor em Educação Edmar Reis Thiengo, o qual faz parte do Programa Educimat e participa do Grupo de Pesquisas Educação Matemática, História e Diversidades.

Com o objetivo de ampliar o acesso ao e-book é possível lê-lo em várias plataformas. Conheça algumas sugestões de aplicativos para a leitura:

Para PC com Windows
Windows 10
Não é necessário fazer nenhuma instalação. O Microsoft Edge, navegador padrão já instalado no Windows, suporta a leitura de epubs nativamente.

Windows 8.1, 8, 7
Adobe Digital Editions: programa gratuito da Adobe para leitura de livros digitais.

Caso não queira instalar um programa no seu computador, você pode instalar a Extensão Readium para Google Chrome.

Para computadores ou smartphones com o sistema operacional iOS
Não é necessário fazer nenhuma instalação. O iBooks, já instalado suporta a leitura de epubs nativamente.

Para smartphones com Android
Utilizar o aplicativo Google Play Livros.

Assunto(s): cefor , ebook , lançamento ,