Página inicial > Notícias > Ifes, Vale e Facto assinam convênio na área de operação e manutenção logística

Ifes, Vale e Facto assinam convênio na área de operação e manutenção logística

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2017, 15h56 | Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2017, 17h56

Cerimônia aconteceu na última sexta-feira (4), no Campus Vitória.

Na última sexta-feira (4), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Vale e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto) assinaram um convênio para a realização do Plano de Pesquisa e Capacitação em Operação e Manutenção Logística. A cerimônia oficial de lançamento aconteceu no Campus Vitória.

O acordo tem como objetivos o emprego de tecnologias de operação e de estratégias de treinamento baseadas em realidade virtual para aumento da segurança e redução de custos de operação, bem como o aumento da produtividade e redução de emissões diretas (diesel nas locomotivas) e indiretas (por menor consumo de energia elétrica no porto) de gases do efeito estufa nas operações da Vale.

Na abertura do evento, o diretor-geral do Campus Vitória, Ricardo Paiva, ressaltou a importância da realização de parcerias entre a indústria e as instituições de educação. Em seguida, o gerente de Capacitação e Tecnologia Logística da Vale, Jorge Fernandes, reforçou os benefícios da aproximação entre Vale e Ifes para desenvolvimento de grandes projetos.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, valorizou o desenvolvimento de pesquisa aplicada possibilitado por convênios como esse. “É uma coisa que está escrita na nossa lei de criação, mas que, por muitas vezes, é difícil de ser traduzida. A academia, normalmente, nos leva por um caminho que não é exatamente a pesquisa aplicada. A gente olha o conjunto das universidades e vê que tem algumas ilhas de excelência em que se faz pesquisa, às vezes de muito boa qualidade, mas não exatamente pesquisa aplicada. E o Instituto tem isso no seu DNA. Essas possibilidades de trabalho nos levam cada vez mais a revisar esse trabalho e torná-lo concreto”, ressaltou.

A cerimônia foi concluída com a apresentação do projeto pelo professor Rodrigo Varejão, do Campus Vitória. Os resultados esperados para o convênio são o desenvolvimento de produção científica e tecnológica na área da realidade virtual aplicada à indústria e a produção de ferramentas para o treinamento de operadores e mantenedores de portos, ferrovias e pátios ferroviários.

Veja fotos do evento.

Assunto(s): vale , convênio , facto , plano de pesquisa ,