Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Texto da Política de Gestão de Riscos do Ifes está disponível para consulta pública
Início do conteúdo da página

Texto da Política de Gestão de Riscos do Ifes está disponível para consulta pública

Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2017, 14h43 | Última atualização em Quinta, 25 de Maio de 2017, 14h43

Contribuições poderão ser enviadas pelo sistema de consulta entre 1º e 14 de junho.

A Diretoria de Planejamento (DPLA) divulgou o texto preliminar da Política de Gestão de Riscos, Governança e Controle Interno do Ifes. O documento ficará disponível no sistema de consultas públicas, no site do Ifes. As contribuições dos servidores poderão ser enviadas entre os dias 1º e 14 de junho.

A política tem por objetivo estabelecer princípios, diretrizes, governança e responsabilidades a serem observadas no processo de gestão de riscos. A ideia é que ela possibilite a identificação, análise, monitoramento e comunicação dos riscos para a instituição, promovendo uma melhoria contínua dos processos de gestão na Reitoria e nos campi.

O risco é caracterizado pela incerteza no cumprimento de objetivos institucionais devido ao potencial que determinados eventos e situações têm de levar a um desvio em relação ao resultado esperado, seja esse desvio positivo (oportunidade) ou negativo (ameaça). Incidentes ou ocorrências provenientes do ambiente interno ou externo podem materializar ou não o risco.

A gestão de risco é o conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização, contribuindo para a redução da materialização de eventos que impactem negativamente seus objetivos ou para potencializar a materialização de eventos que aumentem as oportunidades.

A Instrução Normativa Conjunta Nº 1 CGU/MP, de 10 de Maio de 2016, tornou a Diretoria de Planejamento, por meio da Portaria Nº 859, de 12 de Abril de 2017, a responsável pela elaboração da proposta. A ideia é que, depois do recolhimento das contribuições on-line, a equipe sistematize o que foi recebido e apresente a nova proposta até o dia 23 de junho.

O documento consolidado, com as contribuições dos servidores, ficará disponível entre 26 e 30 de junho, e depois segue para aprovação no Colégio de Dirigentes e no Conselho Superior.

Acesse o texto preliminar da Política de Gestão de Riscos do Ifes. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página