Página inicial > Notícias > Divulgados os editais institucionais de programas de fomento à pesquisa, inovação e difusão científica

Publicado: Segunda, 03 de Abril de 2017, 17h13 | Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2017, 11h44

Ao todo são seis editais: três do Prodif e três do Picti.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), divulgou nesta segunda-feira (03) os editais de programas de fomento à pesquisa, inovação e difusão científica para o ano de 2017. São três editais Programa Institucional de Difusão Científica (Prodif) e três do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti).

Os editais do Prodif apoiam servidores para apresentação de trabalhos em eventos técnico-científicos; em versões e revisões de artigos científicos para publicação em periódicos científicos especializados; e para custeio de publicações científicas em periódicos de elevado impacto, como uma estratégia para aumentar a produção qualificada dos pesquisadores, consequentemente fortalecendo os grupos de pesquisa e a pós-graduação do Ifes.

Já os editais do Picti são destinados à formação de cadastro de reserva para a futura distribuição de bolsas captadas junto a agências de fomento externas. Eles têm o objetivo de despertar vocação científica e incentivar novos talentos em estudantes do Ifes, além de estimular o desenvolvimento de atividades de pesquisa que busquem soluções inovadoras.

O diretor de Pesquisa do Ifes, André Assis Pires, destaca que para o Prodif os valores de 2016 estão mantidos. “Conseguimos manter os valores do ano passado, mesmo em um momento de crise financeira. Sobre o Picti, ainda não temos os resultados das agências de fomento, então não sabemos quantas bolsas serão contempladas nos editais, que vai funciona como um cadastro de reserva”, afirma.

André também informa que o prazo de inscrições para os editais do Picti foi estendido para que todos tenham oportunidade de se inscrever. “São 47 dias para que todos tenham como se organizar. Pedimos para que os pesquisadores não deixem para a última hora, a fim de evitar problemas como erros de documentação, por exemplo”, afirma o diretor.

Veja mais informações sobre os editais:

Prodif

Edital 01/2017 – voltado ao apoio à apresentação de trabalhos em eventos técnico-científicos, de abrangência nacional ou internacional, exclusivamente para apresentação oral ou pôster.
Valor total dos recursos – R$100 mil.
Períodos de submissão: de 3 a 13 de abril, para eventos que serão realizados entre maio e agosto de 2017; e de 17 a 31 de julho, para eventos de setembro até dezembro de 2017.
Quem pode participar? Servidores efetivos que não estejam de licença na data do evento.
Veja o edital 01/2017 Prodif (formato.pdf, tamanho 213Kb).

Edital 02/2017 – destinado à versão e revisão de artigos científicos para publicação em periódicos científicos especializados, que exijam artigos redigidos em língua inglesa e nas próprias Revistas Científicas do Ifes.
Valor total dos recursos – R$10 mil.
Inscrições: fluxo contínuo até 31 de outubro ou até que se atinja o valor máximo disponibilizado no edital.
Quem pode participar? Servidores efetivos, e que figurem como um dos autores do trabalho..
Veja o edital 02/2017 Prodif (formato.pdf, tamanho 176Kb).

Edital 03/2017 – visa fornecer auxílio para o custeio de publicações científicas em periódicos de elevado impacto.
Valor total dos recursos – R$10 mil.
Inscrições: de 3 de abril a 30 de novembro.
Quem pode participar? Servidores efetivos, e que figurem como um dos autores do trabalho, que deve ser publicado no período de abril a novembro de 2017.
Veja o edital 03/2017 Prodif (formato.pdf, tamanho 172Kb).

Picti

Edital 04/2017 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr) e Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação Científica Júnior (Pivic-Jr) - Retificado.
Inscrições: até 19 de maio.
Quem pode participar? O proponente deve ser servidor efetivo, com titulação mínima de graduação, e poderá submeter no máximo seis Planos de Trabalho diferentes e independentes, com no máximo três bolsas. Deve envolver alunos de ensino técnico integrado ao ensino médio, concomitante ou subsequente. Será possível qualquer arranjo em relação à quantidade de estudantes bolsistas e voluntários, desde que atenda o número máximo de seis estudantes e no máximo três bolsistas.
Confira o edital 04/2017 – Pibic-Jr e Pivic-Jr (formato.pdf, tamanho 290 Kb).

Edital 05/2017 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Voluntariado de Iniciação Científica (Pivic).
Inscrições: até 19 de maio.
Quem pode participar? O proponente deve ser servidor efetivo, com titulação mínima de graduação, e poderá submeter no máximo seis Planos de Trabalho diferentes e independentes, com no máximo duas bolsas. Deve envolver alunos de graduação. Será possível qualquer arranjo em relação à quantidade de estudantes bolsistas e voluntários, desde que atenda o número máximo de seis estudantes e no máximo dois bolsistas.
Confira o edital 05/2017 – Pibic e Pivic (formato.pdf, tamanho 282 Kb).

Edital 06/2017 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e de Voluntariado de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Piviti).
Inscrições: até 19 de maio.
Confira o edital 06/2017 – Pibit e Pivit (formato.pdf, tamanho 284 Kb).

*Atualizado em 13/04/2017.

Assunto(s): editais , prppg , prodif , pibic , pibiti