Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes discute implantação de Polo de Inovação em Cafeicultura em reunião no IFSULDEMINAS
Início do conteúdo da página

Ifes discute implantação de Polo de Inovação em Cafeicultura em reunião no IFSULDEMINAS

Publicado: Quinta, 19 de Janeiro de 2017, 10h37 | Última atualização em Quinta, 19 de Janeiro de 2017, 10h37

Também participaram da reunião três IFs e a Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo.

reuniao ifsuldeminas

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foi um dos convidados para uma reunião que discutiu ações para a criação de um Polo de Inovação em Cafeicultura, que será estruturado pelo Instituto Federal Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em Pouso Alegre. A reunião aconteceu no dia 12 de janeiro e estiveram presentes representantes de instituições federais localizadas nas regiões que concentram a maior parte da produção cafeeira do país, já que são responsáveis pela formação técnica de muitos profissionais que atuam na cafeicultura brasileira.

Como representantes do Ifes, participaram do encontro o diretor-geral do Campus Venda Nova do Imigrante, Aloísio Carnieli; e o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Facto), Luciano de Oliveira Toledo. Gestores do IF Baiano, IFTM, IFMG e da Cooxupé, considerada a maior cooperativa de café do mundo com mais de 12 mil cooperados, também participaram da reunião.

Durante a reunião, os seis institutos e a Cooxupé se responsabilizaram em disponibilizar especialistas para formalização da proposta de criação do Polo de Inovação, por meio da elaboração de um documento e de um plano de ação com o objetivo de captar demandas e recursos e também de promover a capacitação de pessoal em escala para o setor.

As experiências do Ifes e do IFMG, que já possuem polos de inovação credenciados à Embrapi nas áreas de metalurgia e de sistemas automotivos, contribuirão com o compartilhamento de modelos de gestão de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), incluindo instrumentos de cooperação em tripla hélice (governo, empresa e ICT), gestão de recursos humanos para PD&I e na gestão de recursos captados de empresas.

A expectativa é de que a iniciativa seja reconhecida e possa ser adotada como prática para outras organizações e setores de produção no Brasil. Um dos diferencias dos institutos federais é o fato de que produzem pesquisa aplicada e sempre junto à extensão, ou seja, há uma preocupação em levar o conhecimento à comunidade, visando à emancipação cultural e econômica dos entes sociais envolvidos nos projetos.

O reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, comentou a importância de assumir uma posição de liderança com relação à inovação no setor agropecuário, dada a estreita relação com os arranjos produtivos locais, a exemplo da cafeicultura. “Essa aproximação com a maior cooperativa de café do mundo é fundamental e pode favorecer diversos profissionais que atuam na rede, ampliando seus horizontes na pesquisa aplicada e extensão tecnológica. Com faturamento igual ao da Rede Federal como um todo, a Cooxupe tem demonstrado confiança e nos dado total suporte para executar essas ações”.

Fim do conteúdo da página