Página inicial > Notícias > Ifes está no ranking das instituições que mais depositaram patentes no Brasil

Ifes está no ranking das instituições que mais depositaram patentes no Brasil

Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2016, 17h15 | Última atualização em Terça, 26 de Julho de 2016, 14h19

Relatório do INPI, sobre 2015, mostra o Instituto entre os 50 principais depositantes de patentes e registro de software.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está entre as 50 instituições que mais depositaram patentes de invenção no Brasil, no ano de 2015. O dado está no Ranking dos Depositantes Residentes de Patentes de Invenção 2015, divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Na lista, o Instituto aparece como 45º, com nove depósitos. O Ifes está ainda no ranking de registros de programas de computador, na 41ª posição, com cinco softwares.

Apenas dois outros institutos federais constam nesses dois rankings: o IF Sul de Minas, na lista de registro de softwares, figurando na 35ª colocação; e o IF Sergipe, no ranking de patentes de invenção, na 38ª posição. O coordenador geral da Agência de Inovação do Ifes (Agifes), Christian Mariani Lucas dos Santos, comemorou a presença do Ifes no relatório e lembrou que houve um grande empenho dos servidores e estagiários para que isso fosse possível.

“O mais relevante para nós é o fato de que o processo de inovação passa pelo depósito de patentes, é uma etapa. Então, esse resultado mostra que estamos no caminho certo. O Ifes está se propondo realmente a fazer inovação, e os servidores estão compreendendo a metodologia”, comentou. Christian destacou também que quem precisar de orientação a respeito do depósito de patentes e registro de softwares pode procurar a Agifes, pelo e-mail agifes@ifes.edu.br.

Relatório
O relatório do INP apresenta, além de rankings, vários dados complementares, considerando a natureza s depositantes: empresas de médio e grande porte; instituições de ensino e pesquisa e governo; microempreendedor individual, microempresa e empresa de pequeno porte; associações e sociedades de intuito não econômico; pessoas físicas e cooperativas.

Acesse o relatório na íntegra.

Assunto(s): patentes , ifes , ranking , inpi