Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para bolsas de estudo no Canadá destinadas a estudantes da Rede Federal

Publicado: Terça, 24 de Maio de 2016, 16h41 | Última atualização em Terça, 24 de Maio de 2016, 16h41

São 10 bolsas para alunos de cursos superiores de tecnologia.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o CICan (Colleges and Institutes Canada) lançaram a chamada pública do Programa de Bolsas de Estudo Canadá/Brasil, que abre oportunidade de 16 meses de intercâmbio em instituições canadenses, no período de setembro de 2016 a dezembro de 2017.

Ao total, serão ofertadas 10 bolsas exclusivas para estudantes de cursos superiores de tecnologia da Rede Federal. As inscrições ficarão abertas até o dia 15 de junho, e a indicação dos estudantes para concorrer às vagas será feita pelas instituições.

Serão concedidas sete bolsas para estudos em inglês e três para estudos em francês. Além de subsídio mensal e seguro-saúde, a bolsa cobrirá despesas com testes de idiomas, mensalidades e viagem (Brasil-Canadá-Brasil). O estudante também receberá auxílio financeiro para se instalar naquele país e para aquisição de material. Durante o período no Canadá, o aluno participará de curso de línguas (quatro meses), dois semestres acadêmicos (oito meses) e estágio/inserção na área de estudo ou projeto de pesquisa (dois a três meses).

A assessora de Relações Internacionais do Conif, Marjorie Cerejo, destaca que a iniciativa é uma forma de incentivar ações de cooperação que fortaleçam o ensino de idiomas e o intercâmbio cultural. “Com o lançamento desta chamada pública, o Conif fomenta a integração e contribui para a consolidação do processo de internacionalização das instituições federais de educação profissional, científica e tecnológica”, afirma.

Requisitos
Para pleitear a bolsa, o candidato deve ter cursado dois semestres consecutivos, sem reprovações; comprovar nota média geral igual ou superior a sete pontos; possuir proficiência em língua inglesa ou francesa e, no retorno ao Brasil, ter, no mínimo, um semestre letivo para ser concluído.

O formulário de inscrição e os documentos comprobatórios devem ser enviados até o dia 15 de junho. São necessários: documento de identidade, histórico escolar traduzido (inglês ou francês), descrição de cursos e disciplinas traduzida (inglês ou francês), currículo traduzido (inglês ou francês), comprovante de proficiência em língua inglesa ou francesa, carta de intenções, Termo de Compromisso e Formulário de Consentimento e Liberação de Informações Pessoais.

O resultado final será divulgado em 30 de junho. No mês seguinte, o Conif e o CICan definirão a instituição de destino de cada estudante.

Clique para acessar a Chamada Pública nº 01/2016.

*Da Assessoria do Conif.