Página inicial > Notícias > Aluno de São Mateus vai carregar tocha olímpica no município

Aluno de São Mateus vai carregar tocha olímpica no município

Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2016, 12h24 | Última atualização em Segunda, 02 de Maio de 2016, 14h31

Ele foi selecionado por meio de um concurso de redação realizado no campus.

ifes sama abraao

Um aluno do Campus São Mateus conquistou o direito de ser um dos condutores da tocha olímpica, em sua passagem pelo município do Norte Capixaba, no dia 18 de maio. Abraão Filipe Marques de Oliveira, 16 anos, cursa o 3º ano do Técnico em Eletrotécnica e foi escolhido por meio de um concurso de redação realizado no campus, no dia 19 de abril.

A diretora de Ensino Ires Pizetta Moschen explica que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fez contato com o campus para que organizasse o concurso. O próprio Inep apontou três escolas públicas de São Mateus – que é uma das nove cidades do Espírito Santo na rota do revezamento da tocha – para realizarem a seleção, baseando-se nas notas da Prova Brasil e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com o melhor desempenho do município no Enem 2014, o Campus São Mateus foi escolhido, junto com uma escola de ensino fundamental. Assim, uma comissão formada pelas professoras Adriana Pin (Português), Rivana Zaché Bylaardt (Espanhol), Aline Britto Rodrigues (Educação Física) e as representantes da Diretoria de Ensino Nágila de Fátima Rabelo Moraes e Georgia Buliam organizou o concurso de redação. O macrotema proposto foi: “O Brasil e os Jogos Olímpicos”. Todos os alunos de cursos integrados ao ensino médio puderam participar.

Dentro do tema geral, Abraão escolheu o eixo “Jogos Paralímpicos e a inclusão social”. Com o texto intitulado “Superando paradigmas na busca pela inclusão social”, ele garantiu a vitória. “Fiquei muito surpreso, não esperava ganhar. Pesquisei o tema e fiz o texto. Fiquei muito feliz de poder participar desse momento histórico”, contou. Ele ainda aguarda os detalhes sobre o dia da passagem da tocha olímpica por São Mateus. Outros dois estudantes do ensino fundamental, das escolas indicadas pelo Inep, também participarão como representantes da Educação.

A tocha
O Brasil sediará os jogos olímpicos em 2016 na cidade do Rio de Janeiro. Por tradição, a tocha olímpica é acesa na Grécia e depois percorre o caminho até o local onde acontecerão os jogos. No Brasil, ela passará por todas as regiões, sendo conduzida ora por atletas, ora por membros da comunidade local. Em São Mateus, a comitiva que a conduz, composta por 47 participantes, fará o trajeto de Guriri até a Igreja Velha, e é nesta ocasião que Abraão a levará em parte do percurso.

Veja a rota completa do revezamento da tocha olímpica.