Página inicial > Notícias > Ifes recebe visita de representantes do governo canadense para debater parcerias

Publicado: Quinta, 19 de Novembro de 2015, 16h40 | Última atualização em Terça, 19 de Janeiro de 2016, 12h07

Encontro aconteceu na Reitoria, na última terça (17).

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) recebeu na última terça-feira (17) a visita de Vivian Hung, representante do Consulado-Geral do Canadá no Rio de Janeiro, e de Fernanda Brandão, a assistente comercial para assuntos educacionais do Consulado. Elas estiveram na Reitoria para uma reunião com o reitor, Denio Rebello Arantes, e com a assessora de Relações Internacionais, Verônica Barreto.

A visita, de caráter institucional, foi uma iniciativa do setor de Educação do governo do Canadá no intuito de conhecer o sistema educacional do Ifes e da Rede Federal. A proposta era ainda prospectar possíveis parcerias com instituições de excelência, divulgando as oportunidades de estudos no Canadá e pensando em parcerias com o Brasil.

Nesse sentido, o reitor do Ifes destacou o interesse da instituição em estabelecer parcerias para o Polo de Inovação, na área de Metalurgia, em especial para a realização de pesquisa conjunta. A assessora de Relações Internacionais apresentou os temas de interesse do Ifes, dentre os quais estão a pesquisa aplicada; a inovação; a educação profissional; a formação de professores; e a formação em línguas estrangeiras.

Para Verônica, o caminho para novos programas conjuntos com instituições canadenses permanece aberto. “Já temos parcerias com o Canadá no âmbito do Instituto e da própria Rede Federal. O Canadá é muito próximo em várias ações”, comentou. O reitor do Ifes destacou que tanto o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) quanto o CICan (Colleges and Institutes Canada) são membros da Federação Mundial de Institutos e Politécnicas (WFCP, na sigla em inglês). O Consulado foi convidado a participar do evento da WFCP que será sediado pelo Ifes em Vitória, em 2016.

Assunto(s): canadá , visita , consulado , reitoria