Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes firma parceria com setor ceramista para construção de laboratório
Início do conteúdo da página

Ifes firma parceria com setor ceramista para construção de laboratório

Publicado: Sexta, 28 de Agosto de 2015, 16h17 | Última atualização em Quarta, 02 de Setembro de 2015, 15h03

A construção da parceria com o setor ceramista teve a participação de uma comissão formada pelos professores Valdi Antônio Rodrigues Jr., Vilácio Caldara e Júlio César Netto, sob coordenação do professor José Júlio Garcia de Freitas. Durante dois anos, foram realizadas visitas técnicas, reuniões e outros trâmites para criação de uma proposta que atendesse às demandas da cadeia produtiva cerâmica regional e formatação de do Acordo de Cooperação e do Plano de Trabalho.ura de Acordo de Cooperação aconteceu nesta quinta (27), na sede da Findes.

 

 


O Campus Santa Teresa do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai sediar o Laboratório de Tecnologia Cerâmica (Teccer), que realizará análises e prestará outros serviços tecnológicos para o ramo ceramista no Espírito Santo. O Acordo de Cooperação para a construção do laboratório foi assinado nesta quinta-feira (27) durante a Reunião do Conselho da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

A parceria – firmada pelo Ifes, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-ES) e pelo Sindicato das Indústrias de Olaria da Região Centro-Norte do Espírito Santo (Sindicer-ES) – prevê a construção das instalações físicas laboratoriais e doação dos equipamentos eletrônico-analíticos, móveis e acessórios. O laboratório servirá para o desenvolvimento de estudos físicos e químicos de cerâmicas e instalações anexas.

Pelo acordo, o Campus Santa Teresa do Ifes cederá o terreno e cuidará da manutenção do Teccer, garantindo o custeio administrativo e a gestão técnica. Para isso, disponibilizará seu corpo de mestres e doutores, além de organizar a participação dos alunos nas pesquisas e análises realizadas. Já o Senai-ES investirá na compra de equipamentos e instrumentos mecânicos, eletroanalíticos e metrológicos. Também equipará o laboratório com mobiliário, softwares, EPI’s, normas e insumos iniciais. O Sindicer-ES construirá o laboratório e garantirá pessoal e insumos, além de cuidar da gestão administrativa.

Para o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, a parceria tem importância estratégica para a instituição, pois ajuda no cumprimento de sua missão. “Um dos nossos objetivos é o de realizar pesquisas aplicadas, ou seja, aquelas que geram produtos e serviços para contribuir com a melhoria das condições de vida das pessoas.” Segundo o reitor, a assinatura na reunião da Findes tem um simbolismo especial, pois as duas organizações passam por um momento de grande sinergia. “Somos parceiros no recém-aprovado Polo de Inovação Embrapii, uma grande conquista para os capixabas”, disse.

O diretor-geral do Campus Santa Teresa, Moacyr Antonio Serafini, comemorou a conquista. “Esse é apenas o primeiro. Ainda há outros acordos encaminhados, que celebraremos em breve, com setores produtivos locais”, anunciou, referindo-se aos entendimentos de cooperação com os setores de beneficiamento de leite e de produção de aguardente, que estão em gestação no campus.

 A construção da parceria com o setor ceramista teve a participação de uma comissão formada pelos professores Valdi Antônio Rodrigues Jr., Vilácio Caldara e Júlio César Netto, sob coordenação do professor José Júlio Garcia de Freitas. Durante dois anos, foram realizadas visitas técnicas, reuniões e outros trâmites para criação de uma proposta que atendesse às demandas da cadeia produtiva cerâmica regional e formatação do Acordo de Cooperação e do Plano de Trabalho assinados nesta quinta-feira (27).



Homenagem

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, foi homenageado pelo Conselho da Findes com uma placa pela conquista do primeiro lugar geral entre as escolas públicas do País no Enem. O Campus Vitória do Ifes obteve a maior nota entre as escolas públicas na média das provas objetivas do Enem 2014, em ranking divulgado em julho deste ano.


Para o Presidente da Findes, Marcos Guerra, a homenagem é um gesto de agradecimento do setor industrial capixaba pelo trabalho desenvolvido pelo Ifes na formação dos capixabas. “Receba nosso reconhecimento”, disse na entrega da placa de homenagem.

Confira mais fotos:

 

acordo_laborato...
acordo_laboratorio_setor_ceramista_01 acordo_laboratorio_setor_ceramista_01
acordo_laborato...
acordo_laboratorio_setor_ceramista_02 acordo_laboratorio_setor_ceramista_02
acordo_laborato...
acordo_laboratorio_setor_ceramista_03 acordo_laboratorio_setor_ceramista_03
acordo_laborato...
acordo_laboratorio_setor_ceramista_04 acordo_laboratorio_setor_ceramista_04
acordo_laborato...
acordo_laboratorio_setor_ceramista_05 acordo_laboratorio_setor_ceramista_05
acordo_laborato...
acordo_laboratorio_setor_ceramista_06 acordo_laboratorio_setor_ceramista_06
acordo_laborato...
acordo_laboratorio_setor_ceramista_07 acordo_laboratorio_setor_ceramista_07
acordo_laborato...
acordo_laboratorio_setor_ceramista_08 acordo_laboratorio_setor_ceramista_08
acordo_laborato...
acordo_laboratorio_setor_ceramista_09 acordo_laboratorio_setor_ceramista_09
acordo_laborato...
acordo_laboratorio_setor_ceramista_10 acordo_laboratorio_setor_ceramista_10
acordo_laborato...
acordo_laboratorio_setor_ceramista_11 acordo_laboratorio_setor_ceramista_11
acordo_laborato...
acordo_laboratorio_setor_ceramista_12 acordo_laboratorio_setor_ceramista_12
acordo_laborato...
acordo_laboratorio_setor_ceramista_13 acordo_laboratorio_setor_ceramista_13
acordo_laborato...
acordo_laboratorio_setor_ceramista_14 acordo_laboratorio_setor_ceramista_14
acordo_laborato...
acordo_laboratorio_setor_ceramista_15 acordo_laboratorio_setor_ceramista_15

registrado em:
Fim do conteúdo da página