Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Terceiro dia do III FMEPT é repleto de atividades do Ifes
Início do conteúdo da página

Terceiro dia do III FMEPT é repleto de atividades do Ifes

Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2015, 10h03 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 14h02

“Um olhar para a diversidade – oficina de produção literária” foi ministrada por servidores do Campus Cachoeiro de Itapemirim.



O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) se fez presente no terceiro dia de atividades do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica de diversas formas. Ao longo da programação do dia, a instituição comandou uma oficina literária, fez lançamento de um livro, apresentou um projeto de pesquisa a possíveis investidores, expôs sobre o novo Polo de Inovação Embrapii, participou do espaço de relatos de experiências, e fechou o dia com a apresentação do projeto Elo Amarelo, um show com 14 músicas autorais.

No último dia do Fórum Mundial, o Ifes seguiu no evento com o projeto Corrente do Bem, do Campus Nova Venécia, que promove trocas de objetos entre o público do evento. De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Dulcileia Costa Fernandes, foram registradas 1248 trocas nos quatro dias. A próxima edição do evento acontecerá no Uruguai em 2018.

Confira abaixo o que aconteceu no evento. No final página você também pode acessar uma galeria de imagens do terceiro dia do Fórum Mundial.

Oficina
Na manhã da quinta-feira (28), os servidores Roberto Carlos Farias de Oliveira e Fernanda Souza da Silva do Campus Cachoeiro de Itapemirim, comandaram a oficina “Um olhar para a diversidade – oficina de produção literária” na sala Guaranhuns, com a participação de cerca de 15 pessoas. Os servidores apresentaram diversas produções literárias que trouxeram temas como machismo, preconceito, diversidade sexual e visões sobre a mulher. Esses temas foram amplamente discutidos e cada pessoa escreveu um texto – que poderia ser um conto, uma crônica, uma poesia ou um acróstico – sobre o tema. Em seguida as produções foram apresentadas para o grupo.

Para Roberto Carlos, que é coordenador do projeto, a experiência foi muito positiva. “Eu esperava que as pessoas interagissem, participasse. Em um evento tão amplo como este, houve uma seleção natural do grupo e as pessoas que compareceram participaram com qualidade”, destacou o professor. Lucia Braz, umas das participantes da oficina, destacou a possibilidade parar, pensar sobre o assunto e escrever. “Foi um momento de discutir esses temas tão e voga, e não apenas pensar, mas produzir, escrever. São formas de agir”, considera a professora.

Feira do Livro

Na Feira do Livro, o professor Marcelo Schimidt, do Campus Vitória, fez o lançamento do livro “Pesquisas em educação de jovens e adultos – Caminhos para o fortalecimento do Proeja no Estado do Espírito Santo”, o 4º e último volume de uma série de livros. Ao todo foram distribuídos 40 unidades do livro e 250 cds, que também continham os outros três volumes, resumos das pós-graduações Proeja e EPT, revistas do Educimat e do Proeja e produções dos alunos da pós-graduação EPT Proeja do Campus Colatina.

Para Marcelo, a participação no evento superou as expectativas. “Não esperava que os livros fossem acabar tão rápido. Muitas pessoas já chegavam aqui perguntando especificamente sobre o livro do Proeja. Alguns já conheciam e tiraram dúvidas sobre o nosso curso. Isso é muito importante e nos mantém motivados a continuar com o trabalho”, comenta o professor. A obra apresentada pelo Ifes foi publicada em 2014 e tem como organizadores os professores Marcelo Schimidt, Maria José de Resende Ferreira, Maria Auxiliadora V. Paiva, Rony C. O. Ferreira e Alex Jordane.

Giro de Ideias
O Ifes também esteve entre os 14 projetos selecionados para participar do Giro de Ideias, um espaço em que os pesquisadores têm a possibilidade de falar sobre os projetos e responder aos questionamentos de possíveis investidores. A instituição foi representada pelo projeto “Tecnologia da Informação e Comunicação no suporte a Telecardiologia nos Serviços de Urgência e Emergência”, apresentado pelo professor Marcelo Schimidt, do Campus Vitória.

O projeto consiste em um aplicativo que, acoplado a um eletrocadiógrafo, transmite ao médico especialista (cardiologista) os resultados dos exames feitos em unidades de saúde. De acordo com o professor, 70% dos exames realizados hoje não indicam nenhum tipo de problema de saúde. Ele demonstrou em sua apresentação que o projeto pode contribuir para a redução dos encaminhamentos e as filas para consultas com especialistas. Também fazem parte do projeto de pesquisa, que foi aprovado pela Chamada MEC/SETEC/CNPq N º 94/2013, do professor Rodrigo Varejão, do Campus Vitória; e o analista de Tecnologia da Informação, Jordano Celestrine. Durante o Fórum Mundial, este projeto também estava exposto no estande institucional do MEC.

Reunião dos Polos de Inovação
Na tarde desta quinta-feira (28), o assessor do Ifes para a implantação dos Polos de Inovação, Tadeu Pissinati Santana, participou da Reunião dos Gestores “Polos Embrapii Institutos Federais – PEIF”, uma atividade autogestionada inscrita pelo Instituto Federal Fluminensa (IFF). Também estiveram presentes o diretor de planejamento e gestão da Embrapii, José Luiz Gordon; o reitor do IFF, Luiz Caldas; e gestores dos cinco polos aprovados pela chamada pública da Embrapii.

Tadeu Pissinati fez sua apresentação com o objetivo de mostrar a trajetória do Ifes dentro da temática da inovação e mostrou, de forma resumida, todo o trabalho feito até a aprovação da instituição no edital. “Em breve teremos mais chamadas, então outros institutos terão o mesmo desafio que a gente. Estou disponível para contribuir com os interessados em implantar novos polos de inovação”, salientou.

Para ele, a estratégia de formar parcerias público-privadas para promover a inovação na instituição foi fundamental para a aprovação do Ifes na chamada da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). “Desde 2006 realizamos um trabalho com diversos parceiros da indústria. Em 2008 começamos o trabalho de incubação de empresas, em 2009 lançamos o primeiro mestrado acadêmico da instituição na área de metalurgia de materiais, em 2010 criamos a Agencia de Inovação da Ifes, em 2011 o primeiro dinter e desde 2012 trabalhamos no projeto dos polos de inovação”, contou.

O Ifes teve sua proposta para a implantação de um polo de inovação na área de Metalurgia e Materiais aprovada na chamada pública 02-2014 da Embrapii em março deste ano. O polo será estruturado no Campus Vitória e, pelo edital, receberá R$ 3 milhões para financiamento de um plano de ação de três anos.

Relato de Experiências
Ainda na quinta-feira (28), o professor Antônio Donizetti Sgarbi, do Cefor; e a aluna do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, Therezinha de Jesus Chanca Lovat, do Campus Vitória; apresentarão um relato de experiências sobre a “Alfabetização Científica no Contexto da Cidadania Socioambiental na Cidade de Vitória/ES”. A sala ficou lotada com a participação de 37 pessoas.
Donizetti, que é coordenador do projeto, disse que esperava conhecer outros projetos semelhantes para a troca de ideias. “As pessoas que participaram do momento não trabalhavam com o mesmo tema, mas tinham o interesse de implantar em suas instituições. Outra coisa que achei muito legal foi que na palestra do Frei Beto, que foi logo após o momento, ele ressaltou a importância de trabalhar a ciência e tecnologia com os conhecimentos populares, da mesma forma que nós trabalhamos”, contou.

Apresentação musical
Fechando o dia, no palco Pavilhão, aconteceu a apresentação do Elo Amarelo, um show com 14 músicas autorais, que animou os participantes do evento. O projeto é de responsabilidade dos servidores do Campus Nova Venécia, Paulo Ribeiro Netto, Ademir Adeodato e Rogério Danieletto Teixeira, e da servidora do Campus Aracruz, Alba Janes Santos Lima.  

fmept_1
fmept_1 fmept_1
fmept_2
fmept_2 fmept_2
fmept_3
fmept_3 fmept_3
fmept_4
fmept_4 fmept_4
fmept_5
fmept_5 fmept_5
fmept_6
fmept_6 fmept_6
fmept_7
fmept_7 fmept_7
fmept_8
fmept_8 fmept_8
fmept_9
fmept_9 fmept_9
fmept_11
fmept_11 fmept_11
fmept_12
fmept_12 fmept_12
fmept_13
fmept_13 fmept_13
fmept_14
fmept_14 fmept_14
fmept_15
fmept_15 fmept_15
fmept_16
fmept_16 fmept_16
fmept_17
fmept_17 fmept_17
fmept_18
fmept_18 fmept_18
fmept_19
fmept_19 fmept_19
fmept_3dia 1
fmept_3dia 1 fmept_3dia 1
fmept_3dia 2
fmept_3dia 2 fmept_3dia 2

registrado em:
Assunto(s): fórum mundial , atividades
Fim do conteúdo da página