Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Campus Venda Nova recebe alunos para aula inaugural da Ciência e Tecnologia de Alimentos
Início do conteúdo da página

Campus Venda Nova recebe alunos para aula inaugural da Ciência e Tecnologia de Alimentos

Publicado: Sexta, 06 de Março de 2015, 18h28 | Última atualização em Sexta, 06 de Março de 2015, 18h36

Professora da Universidade Federal de Viçosa fez palestra sobre a atuação do profissional formado no bacharelado.

O Campus Venda Nova do Imigrante, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), recebeu nesta quinta-feira (5) os alunos da primeira turma do Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. O curso é o primeiro em nível superior ofertado pelo campus; além disso, é o oitavo Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos a ser ofertado em todo o Brasil. A solenidade teve início às 20 horas e contou também com a presença de pais de alunos, membros da comunidade local e autoridades.

A mesa foi composta pela pró-reitora de Ensino do Ifes, Araceli Ribeiro, representando o reitor; o diretor-geral do campus, Aloísio Carnielli; a coordenadora do bacharelado, Fabiana Carvalho Rodrigues; o chefe de gabinete da Prefeitura de Venda Nova, José Manoel Bolzan, representando o prefeito; o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Tarcísio Botacin; e a professora Mônica Ribeiro Pirozi, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Carnielli deu as boas-vindas aos presentes, destacando que esta é uma nova fase da atuação do campus na região, seguindo no propósito de ligar os arranjos produtivos locais – que têm foco na agroindústria – à formação técnica e superior oferecidas na unidade. “Tenho certeza de que este curso vai contribuir muito para a nossa região. Vamos buscar a excelência em qualificação alimentar”, apontou, reforçando a intenção de transformar o campus em referência na área, no Estado, e se integrar ao polo de inovação conquistado pelo Ifes junto à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Para a coordenadora do curso, Fabiana Rodrigues, o setor alimentício está em expansão, e a região de Venda Nova tem muitas oportunidades para a atuação do egresso. Apenas no município, existem 25 agroindústrias. Em seu discurso na solenidade, ela apontou a carência de especialistas da área e o pioneirismo do campus em iniciar essa formação. Fabiana afirmou que a realidade atual propõe diversos desafios, como a crise hídrica, destacando que o curso tem o objetivo de formar profissionais com conhecimento crítico. Dirigindo-se aos alunos, lembrou: “Vocês agora fazem parte da história do Ifes por constituírem a primeira turma de ensino superior do Campus Venda Nova do Imigrante”.

Em seguida, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Tarcísio Botacin, falou da história para a abertura do campus na cidade, elogiando a atuação do diretor Aloísio Carnielli. Tarcísio recordou que houve uma devolução de recursos da Câmara para a Prefeitura, na época, ajudando a viabilizar a compra do terreno para a implantação. O chefe de gabinete da Prefeitura de Venda Nova, José Manoel Bolzan, apontou que o Poder Público cumpriu sua obrigação ao se esforçar para levar uma unidade do Ifes para o município. Ele se disse honrado de participar da solenidade e parabenizou os alunos, que estão aproveitando a oportunidade de fazer o curso superior.

Já em sua fala na aula inaugural, a pró-reitora de Ensino, Araceli Ribeiro, apresentou um pouco do Instituto para os alunos, lembrando que são hoje 20 campi em funcionamento. Ela falou sobre os resultados que a instituição vem conseguindo nos últimos anos com as aprovações em editais de fomento – como os de pesquisa aplicada, do CNPq – e avaliações do Ministério da Educação. “A qualidade do curso que vai ser oferecido será muito boa”, afirmou, lembrando que o Ifes figurou no ranking das 50 melhores instituições de ensino superior, a partir do IGC.

Depois da abertura, a professora Mônica Ribeiro Pirozi fez palestra “A importância da Ciência e Tecnologia de Alimentos”. Mônica, que é pós-doutora na área pela Kansas State University, fez um histórico da alimentação humana e explicou a atuação dos profissionais.

Para os alunos, a abertura do bacharelado foi uma oportunidade que se abriu de continuar estudando e tentar uma boa colocação no mercado. “Estou ansiosa para começar. A gente precisa sempre estudar para conseguir um emprego melhor”, comentou Jéssica Aquino, 20 anos, estudante que é moradora de Venda Nova. A colega de turma Luzia Ferreira, 19, também contou que achou a proposta do curso interessante e que busca melhorar sua qualificação para também encontrar melhores empregos e salários.

Já no caso de Ana Beatriz Monteiro, 22 anos, o curso em Venda Nova representa a realização de um sonho e um reencontro com a mãe. Ela morava em Itaperuna (RJ) e fazia faculdade particular de Direito. “Eu não me identifiquei com o curso. Sempre tive vontade de trabalhar na área de nutrição. Como minha mãe mora em Venda Nova há dois anos, por causa de um concurso, eu decidi tentar o processo seletivo aqui. Gostei da grade do curso; lá não tinha nada da área. Estou muito feliz de ter conseguido”, contou.

Veja fotos da aula inaugural.

aula_inaugural_...
aula_inaugural_tecnologia_alimentos_01 aula_inaugural_tecnologia_alimentos_01
aula_inaugural_...
aula_inaugural_tecnologia_alimentos_02 aula_inaugural_tecnologia_alimentos_02
aula_inaugural_...
aula_inaugural_tecnologia_alimentos_03 aula_inaugural_tecnologia_alimentos_03
aula_inaugural_...
aula_inaugural_tecnologia_alimentos_04 aula_inaugural_tecnologia_alimentos_04
aula_inaugural_...
aula_inaugural_tecnologia_alimentos_05 aula_inaugural_tecnologia_alimentos_05
aula_inaugural_...
aula_inaugural_tecnologia_alimentos_06 aula_inaugural_tecnologia_alimentos_06
aula_inaugural_...
aula_inaugural_tecnologia_alimentos_07 aula_inaugural_tecnologia_alimentos_07
aula_inaugural_...
aula_inaugural_tecnologia_alimentos_08 aula_inaugural_tecnologia_alimentos_08
aula_inaugural_...
aula_inaugural_tecnologia_alimentos_09 aula_inaugural_tecnologia_alimentos_09
aula_inaugural_...
aula_inaugural_tecnologia_alimentos_10 aula_inaugural_tecnologia_alimentos_10

Fim do conteúdo da página