Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes terá Polo de Inovação em parceria com a Embrapii
Início do conteúdo da página

Ifes terá Polo de Inovação em parceria com a Embrapii

Publicado: Quarta, 04 de Março de 2015, 15h23 | Última atualização em Segunda, 09 de Março de 2015, 14h21

Polo, na área de Metalurgia de Materiais, será estruturado no Campus Vitória.

 

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) teve sua proposta para a implantação de um polo de inovação na área de Metalurgia e Materiais aprovada na chamada pública 02-2014 da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O polo será estruturado no Campus Vitória e, pelo edital, receberá R$ 3 milhões para financiamento de um plano de ação de três anos.

A expectativa é que o Polo Embrapii Ifes, o primeiro do Estado, comece suas atividades em dois meses. De acordo com o assessor para Implantação de Polos de Inovação e coordenador técnico da proposta aprovada, Tadeu Pissinati Sant'Anna, o próximo passo é a formação de um grupo de trabalho para receber as capacitações que serão programadas e ofertadas pela Embrapii, depois será assinado um contrato de execução da proposta com a entidade. “Também solicitei o relatório de avaliação da proposta, para saber o que precisamos adequar, melhorar. É uma avaliação importante para nós, que já estamos trabalhando há dois anos nesse projeto”, acrescentou.

O assessor destaca também que é necessário adequar a estrutura física que vai receber o polo. “Já está em fase de projeto a reforma da Coordenadoria de Metalurgia de Materiais do Campus Vitória, que também atenderá às necessidades do Polo de Inovação. Além disso, o auditório da Coordenadoria de Mecânica dará um espaço para o Centro de Gestão, que abrigará uma sala da coordenação, uma sala de reuniões e uma sala para o corpo técnico”, explicou Tadeu.

O financiamento do Polo Embrapii Ifes também envolverá recursos captados junto a empresas e contrapartidas do Instituto, totalizando R$ 10 milhões. Na execução dos projetos de pesquisa a serem contratados com as empresas estão incluídas a oferta de bolsas para estudantes e servidores, além de um programa de formação de recursos humanos, em parceria com o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor). Esta primeira etapa, que prevê a estruturação do polo, terá a duração de três anos. Depois, haverá uma avaliação dos resultados para credenciamento definitivo, que terá um contrato de seis anos.

“Esse polo será um instrumento para facilitar as parcerias com empresas que buscam o desenvolvimento de tecnologia e também outras instituições de pesquisa. Estamos participando de uma iniciativa pioneira no Brasil, que é a estruturação dos polos Embrapii. Essa conquista vai, com certeza, alavancar a tecnologia e a inovação no nosso Estado”, avaliou o reitor do Ifes, Denio Arantes.

Além do Ifes, os Institutos Federais Fluminense (IFF), da Bahia (IFBA), do Ceará (IFCE), e de Minas Gerais (IFMG) também tiveram suas propostas aprovadas na chamada 02-2014 da Embrapii.

Proposta
O polo de inovação a ser implantado atenderá demandas da cadeia de fornecedores de indústria de petróleo, gás natural e naval. A proposta do Ifes foi construída em cooperação com empresas do setor industrial capixaba, especificamente aquelas associadas ao Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC).

Ela está integrada ao portfólio de projetos estruturantes do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás (FCP&G), que é coordenado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, a Petrobras e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). A proposta também contou com apoio das entidades que formam a rede do Fórum, tendo no grupo de trabalho, além do Ifes, a Ufes, o Senai-ES, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e o ES em Ação, que tem secretaria-executiva no Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies).

O Grupo de Trabalho Institucional responsável pela elaboração da proposta do Ifes foi constituído pelo assessor para Implantação de Polos Tecnológicos, Tadeu Pissinati Sant'Anna; pela pró-reitora de Ensino, Araceli Verônica Flores Nardy Ribeiro; pelo pró-reitor de Extensão, Renato Tannure Rotta de Almeida; pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Márcio Almeida Có; pelo diretor de Pesquisa do Ifes, André Assis Pires; pelo diretor de Pós-graduação do Ifes, Rony Cláudio de Oliveira Freitas; pelo diretor de Ensino Superior, Randall Guedes Teixeira; pelo diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, Clayton Peronico de Almeida; pelo diretor de Extensão Tecnológica, Francisco José Casarim Rapchan; e pelo coordenador geral da Agência de Inovação do Ifes (Agifes), Christian Mariani Lucas dos Santos.

Pelo lado do Campus Vitória, integraram a equipe de projeto os docentes do Programa de Pós-Graduação em Metalurgia e Materiais, coordenado por Marcelo Lucas Pereira Machado, e da Coordenação de Mecânica, representada pela pesquisador André Gustavo de Sousa Gaudino. Também participou a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto), representada por seu diretor-presidente, Flávio Antonio de Morais Pinto.

Embrapii
A Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) foi formalmente constituída em maio de 2013 e qualificada como Organização Social pelo Poder Público Federal em setembro de 2013. A assinatura do Contrato de Gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovacão (MCTI) ocorreu em 2 de dezembro de 2013, tendo o Ministério da Educação (MEC) como instituição interveniente. Os dois órgãos federais repartem igualmente a responsabilidade pelo seu financiamento.

O credenciamento junto à Embrapii tem o objetivo de incentivar o reconhecimento das oportunidades de exploração das sinergias entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas industriais para fortalecimento da capacidade de inovação no País. A Embrapii atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Os cinco institutos federais selecionados nesta etapa se somam às 13 Unidades Embrapii já credenciadas em 2014.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página