Confira todas as vagas abertas para estudar no Ifes

Publicado: Terça, 24 de Janeiro de 2017, 10h48 | Última atualização em Terça, 24 de Janeiro de 2017, 11h20

Além do Sisu, o Instituto tem várias oportunidades para cursos técnicos e pós-graduação.

O Instituto Federal do Espírito Santo está com quatro editais publicados, que oferecem vagas em diferentes níveis de formação para estudar na instituição. Além do edital de cursos superiores que serão ofertados por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), há oportunidades para cursos técnicos em Cachoeiro de Itapemirim, para transferência e novo curso em diversas graduações em todo o Estado e para a pós-graduação em Agroecologia. Em fevereiro, começam as inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

No caso dos cursos técnicos, as chances são para Eletromecânica, Informática e Mineração, no Campus Cachoeiro de Itapemirim. Os cursos são concomitantes, ou seja, o estudante deve estar cursando, em 2017, o terceiro ano do ensino médio ou deverá já ter concluído essa etapa. As inscrições devem ser feitas presencialmente no campus, localizado na Rodovia ES-482, Fazenda Morro Grande.

O horário de atendimento é das 7h às 13h até dia 31 de janeiro e das 9h às 18h entre 1º e 3 de fevereiro. Não haverá cobrança de taxa. A seleção será feita por meio da análise do histórico escolar, considerando as notas de Matemática e Língua Portuguesa. Para conferir todas as informações, veja o edital do PS 18/2017 - Vagas remanescentes cursos técnicos concomitantes – Campus Cachoeiro.

Para quem está fazendo um curso superior e quer se transferir para o Ifes, ou já concluiu uma graduação e deseja cursar outra em área afim, está aberto o PS 16/2017 – Transferência e Novo Curso. São 324 vagas, em 16 campi da instituição em todo o Estado. As inscrições poderão ser realizadas de 23 a 27 de janeiro, no campus de interesse. Não há cobrança de taxa. Confira o edital do PS 16/2017.

No Campus de Alegre, está aberto o edital da Pós-Graduação em Agroecologia. Podem se inscrever pessoas que possuam diploma de curso superior em Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Ambientais, Ciências Exatas e da Terra (Química), Engenharias, Tecnologias (Cafeicultura, Aquicultura) e áreas afins. O curso tem a proposta de capacitar profissionais para a implementação e manutenção de áreas de cultivo agroecológico sustentáveis; para aplicar nas unidades rurais métodos alternativos de produção com menor impacto ambiental; para fortalecer as relações com a agricultura familiar, entre outros. As inscrições vão até o dia 10 de fevereiro. Confira todos os detalhes no edital.

Mestrado em rede
Serão abertas no dia 8 de fevereiro as inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que será ofertado em rede por 18 institutos federais de todo o Brasil. Este é o primeiro mestrado em rede dos institutos, e a coordenação é feita pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). São 401 vagas, sendo metade reservada a servidores das instituições. A outra metade será aberta à comunidade em geral. No Ifes, são 24 vagas para o Campus Vitória. O prazo para solicitar isenção da inscrição começa já no dia 31 de janeiro. Veja todas as informações no edital do ProfEPT.

Sisu
O Sistema de Seleção Unificada, mantido pelo Ministério da Educação (MEC), está com as inscrições abertas até o dia 27 de janeiro. O Ifes está ofertando 1.528 vagas em graduações, em vários campi do Estado, por meio do sistema. Acesse o edital.

Assunto(s): editais , ifes , vagas , oportunidades , alunos