Ifes discute intercâmbio de estudantes e servidores com a UNVM da Argentina

Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2016, 15h12 | Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2016, 16h17

Gestores das duas instituições se reuniram para discutir possibilidades para 2017.

Gestores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da Universidade Nacional Villa Maria (UNVM), da Argentina, estiveram reunidos, durante a XI Jornada de Iniciação Científica, que aconteceu no Campus Venda Nova do Imigrante, nos dias 18 e 19 de outubro. O objetivo era discutir possibilidades de intercâmbio e mobilidade de estudantes, docentes e servidores técnicos administrativos das instituições.

O Ifes já possui um convênio com a UNVM e pode ampliar as possibilidades de interação a partir de 2017. A secretária de Internacionalização da universidade argentina, Maria Cecilia Ana Conci, explicou os diversos tipos de programas de intercâmbio e de mobilidade que a instituição oferece, e esclareceu o funcionamento de aspectos como alimentação, deslocamento e alojamento.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, Marcio Almeida Có, disse que a expectativa é que o Ifes priorize o intercâmbio de estudantes. “Ainda precisamos discutir a viabilidade, conversar com o Reitor, mas acredito que podemos começar com os estudantes. Talvez dois por semestre”, avaliou.

Também participaram da reunião a pró-reitora de Ensino do Ifes, Araceli Veronica Flores Nardy; os diretores da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, André Assis Pires e Rony Claudio de Oliveira Freitas; além da Assessora de Relações Internacionais do Ifes, Verônica Rangel Barreto. A reunião também contou com a participação da palestrante argentina Estefania Jornet.

Sobre a mobilidade de servidores, Verônica esclarece que as instituições vão elaborar um termo aditivo. "Será um intercâmbio sobre Aprendizagem de Língua Espanhola e Cultura Argentina na UNVM, assim como de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira no Ifes. A ideia é que o intercâmbio tenha a duração de 1 semana e que esteja relacionado  à atividade e a projetos desenvolvidos pelo servidor, contribuindo para a internacionalização do Ifes. Os docentes poderão, por exemplo, ofertar disciplinas de sua área do conhecimento, utilizando a língua espanhola como meio de instrução", comentou a assessora de Relações Internacionais.