Campus de Alegre recebe bancas para acesso de docentes à classe titular em novembro

Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2016, 14h58 | Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2016, 14h58

Os interessados devem acessar a Resolução CS 40/2014 e consultar todos os critérios para ascensão.

O Campus de Alegre, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), receberá nos dias 17 e 18 de novembro, bancas para acesso de docentes à classe titular da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Os interessados devem acessar a Resolução CS 40/2014 – que define a composição da comissão de avaliação e a pontuação atribuída às atividades que devem constar no memorial de cada docente –, e consultar todos os critérios para ascensão.

A representante da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), Lívia Rohr Cardoso, explica que entre os critérios estão a necessidade de título de doutorado realizado ou validado no Brasil e da permanência no último nível da classe D IV há, no mínimo, dois anos. “Além disso, os docentes devem também providenciar com urgência seu processo de avaliação no moldes da Resolução CS 38/2013 para terem direito de apresentar o memorial descritivo nos dias 17 e 18”, comentou.

As bancas são compostas por três avaliadores externos e um interno. A mudança de classe é possível a partir da promulgação da Lei nº 12.772/2012, que trata, dentre outros assuntos, do Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. A lei delega a cada instituto federal a responsabilidade de realizar a regulamentação necessária para o acesso.