Campi do Ifes promovem Semana de Ciência de Tecnologia no mês de outubro

Publicado: Terça, 18 de Outubro de 2016, 17h18 | Última atualização em Quarta, 19 de Outubro de 2016, 14h07

O tema desta edição é “Ciência Alimentando o Brasil”.

Os campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) promoverão, ao longo do mês de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um evento coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) com a colaboração de espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa de todo o país. Nesta edição, o tema escolhido é “Ciência Alimentando o Brasil”, e a programação nos campi inclui palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentação de trabalhos.

O evento tem o objetivo de aproximar temas como Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência. No Campus Piúma, a Semana de Ciência e Tecnologia acontece até sábado (22), e além de minicursos e oficinas, o público ainda poderá conferir a apresentação oral de trabalhos científicos e participar da Mostra de Ciência e Tecnologia.

Em Aracruz as atividades começam nesta quarta (19) e vão até sexta-feira (21). Além de debaterem a contribuição da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico na cadeia produtiva de alimentos, outros temas com foco nas áreas de química e mecânica serão discutidos ao longo do evento. Nesta edição, também será promovida a I Feira de Cursos, em que os próprios alunos apresentarão os cursos para os visitantes, por meio das experiências desenvolvidas nos projetos de pesquisa e extensão do campus; e a II Feira de Troca de Livros, em que todos os participantes poderão trocar livros de literatura.

Em Alegre, o evento acontece nos dias 18 e 20 de outubro. Serão realizadas 35 oficinas, que contarão com a participação dos alunos dos cursos técnicos de Agropecuária, Agroindústria e Informática, além de palestras que discutirão temas como: “Alimentação funcional”; e “Nutrição Esportiva”.

No Campus Nova Venécia, as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vão do dia 19 ao dia 22 de outubro. O evento vai envolver servidores, alunos, comunidade externa e tem como objetivo abordar temas relacionados às áreas de atuação dos profissionais dos cursos de Edificações, Mineração, Meio Ambiente e Geografia.

Para mais informações acesse a página de cada campi participante.