Confira alguns dos principais debates da WFCP e Reditec 2016

Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2016, 16h09 | Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2016, 16h09

Domenico De Masi, Robert Cowen, Deborah Yungner e Werner Faix fizeram algumas das discussões que chamaram mais atenção do público.

A Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) e o Congresso Internacional da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, por sua sigla em inglês) já promoveram uma série de debates sobre a educação nos últimos dias. A programação teve início na última sexta-feira (23), de forma integrada, sendo que as atividades do WFCP se encerraram no domingo (25) e as da Reditec vão até amanhã (27).

Mais de mil participantes estão reunidos na estrutura montada na Praça do Papa, em Vitória. Por ali, passaram conferencistas de renome, como o sociólogo italiano Domenico De Masi, que palestrou sobre as “Perspectivas para a sociedade do século XXI", e tocou os presentes com sua fala sobre “doar felicidade”

Já o pesquisador britânico, Robert Cowen, do Institute of Education de Londres, detalhou a “Trajetória da educação profissional no mundo”. Entre as ideias que compartilhou com o público, está a de que uma nova linguagem na educação vem sendo inventada. “Não estou falando de inovações do ensino, mas de uma nova linguagem, baseada na utilidade”, observou, ressaltando que a educação está sendo deslocada do setor cultural para o econômico.

Cowen e De Mais ainda participaram do debate do tema central do evento: “O papel da Educação Profissional e Tecnológica no Século XXI”.Também estiveram na mesa-redonda a executiva americana Deborah Yungner e o professor Werner Faix, da universidade Steinbeis, que relataram experiências de integração entre educação e mercado de trabalho e fizeram ponderações teóricas quanto às armadilhas de se buscar modelos educacionais ideais. Confira.

Assunto(s): wfcp , reditec , debates