Aluno de Itapina é bronze na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra

Publicado: Terça, 30 de Agosto de 2016, 19h26 | Última atualização em Terça, 30 de Agosto de 2016, 19h26

Competição foi realizada no Japão, de 20 a 28 de agosto.

O estudante Ronaldo Rodrigues Ribeiro, do Campus Itapina do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), conquistou medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (Ieso), que foi realizada em Mie, no Japão, de 20 a 28 de agosto. Ele integrou a comitiva do Brasil na olimpíada, junto com Vilian Borchardt Bullergahn e Gustavo Rocha Alves, também do Campus Itapina, Lissandra Souza, aluna do Instituto Federal de Minas Gerais.

A Ieso é uma olimpíada científica promovida anualmente pela International Geosciense Education Organization (Igeo), que testa os conhecimentos dos participantes em provas relacionadas a questões de geosfera, hidrosfera, atmosfera e astronomia. Competem na Ieso os melhores alunos selecionados por meio de olimpíadas nacionais – no caso do Brasil, a seleção é feita pela Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). Neste ano, a Ieso contou com representantes de 31 países, mais duas delegações que participaram apenas como observadoras.

Na disputa, os alunos são avaliados individualmente, não por equipes, conforme explica a professora Patrícia Furno Fontes, do Campus Itapina, que foi a orientadora do grupo brasileiro. Ao final dos diversos testes escritos e práticos, feitos individualmente, são premiados os participantes com o maior desempenho. Dez por cento ficam com o ouro, 20% ganham prata e 30% recebem o bronze. Além das provas individuais, os estudantes participam de projetos em grupo, entretanto, são equipes montadas na hora e com pessoas de vários países, com a proposta de integração.

“Os nossos alunos têm aulas extras para participar dessas olimpíadas. A Ieso engloba muitos componentes curriculares, não só da agropecuária, como é na Obap. Então eles tiveram uma preparação especial, inclusive de Inglês, para poder representar bem o Brasil”, conta a professora, que viajou ao Japão com a comitiva. A professora de Inglês Mayelli Caldas de Castro também acompanhou o grupo.

Para Patrícia, a experiência foi excelente para os alunos. “Foi a primeira vez que alguns deles puderam viajar de avião. A mistura de culturas que vivenciaram lá, com estudantes de vários lugares diferentes, foi inesquecível”, avaliou.

Obap
Patrícia lembra que o Campus Itapina já tem três equipes classificadas para a fase final da Obap 2016, que será realizada de 7 a 9 de outubro, no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberlândia. “Entre as 50 que se classificaram, estamos nos três primeiros lugares”, contou.