Campus Vitória recebe o lançamento do livro “Maria Penedo – vida e obra” nesta terça (30)

Publicado: Terça, 30 de Agosto de 2016, 16h29 | Última atualização em Terça, 30 de Agosto de 2016, 16h29

O evento marca o aniversário do campus e da Rede Federal. O livro é uma homenagem à professora que dedicou sua vida à escola.

Será lançado nesta terça-feira (30), no Campus Vitória, o livro “Maria Penedo – vida e obra”, escrito por Maria do Carmo Marino Schneider. O lançamento marca o aniversário de 107 anos do campus e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e será realizado a partir das 18h30, no teatro. O Coral Maria Penedo, batizado em homenagem à professora, fará uma apresentação de canções registradas por ela.

A obra que será lançada conta a história de Maria Penedo, que dedicou a sua vida à instituição, desde 1947, quando ainda era Escola Técnica de Vitória, até os seus últimos dias. O livro fala das suas origens e formação, além de apresentar a sua importância como divulgadora do Folclore Capixaba e a sua contribuição à Educação Musical no Estado, uma vez que foi responsável pela formação musical de jovens capixabas não só através de suas aulas particulares de piano, como também como uma das mais importantes educadoras da Escola Técnica Federal do Espírito Santo.

Para Maria do Carmo, autora do livro, sua vida foi sinônimo de competência e doação, não só em prol de seus alunos, mas de parentes, amigos e de todos aqueles que a buscavam. “Até o final de seus dias ela foi o ombro amigo e a cuidadora fiel de seus tutelados, símbolo de abnegação e desprendimento dos valores materiais. Sua trajetória foi marcada pela simplicidade e humildade, exemplificada em seus gestos e atitudes” ressaltou.