Seis equipes do Ifes se classificam para fase final da Obap

Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2016, 16h42 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2016, 16h45

Ao todo, 51 equipes do Instituto participaram das duas primeiras etapas da competição.

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulgou na última semana a relação dos candidatos classificados para a terceira e última fase da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). Seis equipes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foram classificadas para a fase final da competição, sendo três do Campus de Alegre e outras três do Campus Itapina. Confira a lista dos classificados.

A classificação para a etapa final foi realizada de acordo com o item 5.1 do regulamento e o somatório de notas realizado de acordo com o item 6. As equipes marcadas de azul, na lista de notas, estão classificadas para 3ª fase (presencial).

Ao todo, 500 equipes participaram das primeiras duas etapas virtuais da Obap, sendo selecionadas 60, pertencentes a 24 instituições públicas de ensino do país. São 50 equipes do ensino técnico integrado/concomitante e dez do técnico subsequente. Do Ifes, foram 51 equipes participantes das etapas virtuais, incluindo as seis classificadas para a final, dos campi de Alegre, Itapina e Montanha.

Nesta edição a OBAP vem com uma novidade, é a primeira vez que a competição ocorre em outro instituto. Entre os dias 7 e 9 de outubro, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberlândia receberá as equipes para provas práticas. As atividades contarão com o apoio dos alunos do curso de Agronomia do campus e os exames contarão com uma prova específica sobre solos. Outro diferencial é a pretensão de aumentar a valor e o número de provas práticas com objetivo de estimular as instituições a investirem nas aulas práticas dos cursos técnicos alinhados ao eixo da agropecuária.

Vale lembrar que a temática deste ano será sobre leguminosas, em referência a mesma proposta escolhida para o Ano Internacional da FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), com objetivo de elevar a consciência sobre a potencial importância do papel desses alimentos na promoção da saúde, nutrição, bem como na segurança alimentar e sustentabilidade ambiental.

Competição
Todos os grupos participantes receberão certificados. As equipes vencedoras serão premiadas com medalhas e troféus. Os alunos medalhistas de ouro das equipes da modalidade de Ensino Médio Integrado ou Concomitante serão convidados a participar da seletiva para compor a equipe mista que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (International Earth Science Olympiad – IESO), em 2017.

Sobre a OBAP
A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) tem por objetivo estimular o ingresso de jovens do Ensino Médio (técnico integrado, concomitante e técnico subsequente) em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre os mesmos.

Com informações de Asccom/ IFSULDEMINAS - Reitoria