Aluno do Ifes é selecionado para programa de intercâmbio no Canadá

Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2016, 17h17 | Última atualização em Quarta, 03 de Agosto de 2016, 15h08

Ele será um dos 20 bolsistas da Rede Federal que farão intercâmbio em instituições canadenses, no período de setembro de 2016 a dezembro de 2017.

O aluno do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Renan Vago Merlo (21), do Campus Santa Teresa, foi selecionado pelo programa “Bolsas de Estudo Canadá/Brasil”, uma oportunidade voltada para os estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Foram ofertadas 20 bolsas para alunos da rede em todo o Brasil. Os selecionados farão 16 meses de intercâmbio em instituições canadenses, no período de setembro de 2016 a dezembro de 2017

O programa é uma parceria do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Colleges and Institutes Canada (CICan). Puderam se candidatar estudantes de cursos superiores de tecnologia da Rede Federal, indicados por suas instituições de ensino para concorrer às vagas.

Além de subsídio mensal e seguro-saúde, a bolsa cobrirá despesas com testes de idiomas, mensalidades e viagem (Brasil-Canadá-Brasil). O estudante também receberá auxílio financeiro para se instalar naquele país e para aquisição de material. Durante o período no Canadá, o aluno participará de curso de línguas (quatro meses), dois semestres acadêmicos (oito meses) e estágio/inserção na área de estudo ou projeto de pesquisa (dois a três meses).

Para Renan, a oportunidade será uma experiência muito importante para seu desenvolvimento profissional. “Espero poder vivenciar um ensino de nível internacional, onde eu possa aprender coisas novas, experienciar novas metodologias de ensino e, com o estágio, ter um gostinho do mercado de trabalho do Canadá, bem como ter contato com outros estudantes. Uma experiência de ensino internacional é uma importante adição para o currículo de qualquer um, a imersão em um segundo idioma é algo que contribui consideravelmente na vida acadêmica, profissional e pessoal e que abre muitas portas. Só tenho a agradecer por esta oportunidade”, comenta.