PRPPG divulga primeira distribuição de bolsas Picti

Publicado: Segunda, 18 de Julho de 2016, 17h14 | Última atualização em Segunda, 18 de Julho de 2016, 17h14

Os contemplados têm até 10 de agosto para entregar os termos de compromisso preenchidos.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) divulgou nesta segunda-feira (18) a primeira distribuição de bolsas para os programas de iniciação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação. Os contemplados são os classificados nas primeiras posições nos editais PRPPG 04/2016 – Pibic Jr.; 05/2016 – Pibic/Pivic; e 06/2016 – Pibiti/Piviti.

As bolsas distribuídas nesta rodada são aquelas custeadas com recursos próprios do Ifes. São 80 para o Pibic, 45 para o Pibiti e 60 para o Pibic Jr. A contratação será a partir de 1º de agosto, com duração de 12 meses. O Instituto ainda aguarda o resultado das cotas institucionais da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para que as bolsas captadas sejam distribuídas entre os demais classificados.

O diretor de Pesquisa do Ifes, André Assis Pires, explica que cada projeto do Pibic Jr. poderia ter três bolsistas e três voluntários. Já para Pibic e Piviti, poderiam ser dois bolsistas e dois voluntários. Dessa forma, já foram contabilizados como voluntários os estudantes associados aos projetos contemplados nessa distribuição, no caso de já haver o número máximo de bolsistas.

Os contemplados com as bolsas do Ifes terão até o dia 10 de agosto para enviar o termo de compromisso de bolsistas e de voluntários. É necessário preencher digitalmente os formulários, assinar, digitalizar e encaminhar para o e-mail indicado em cada edital: pibic.pivic@ifes.edu.br; pibiti@ifes.edu.br; ou pibic-jr@ifes.edu.br. Planos de trabalho preenchidos manualmente ou com informações incompletas serão devolvidos.

André destaca que no caso das bolsas das agências de fomento, o prazo para informar os dados e preencher os termos de compromisso poderá ser outro, conforme as definições da Fapes e do CNPq. Ele ainda lembra que os projetos que não foram contemplados nessa rodada com as bolsas deverão aguardar futuras distribuições, e que só após o retorno das agências de fomento será feito o cadastramento dos voluntários. Para implementação, o projeto deverá estar aprovado na coordenadoria ou diretoria de Pesquisa do campus, de acordo com a Resolução CS 48/2015.

Bolsas Pibic.
Bolsas Pibic Jr.
Bolsas Pibiti.
Termo de compromisso - bolsistas.
Termo de compromisso - voluntários.

Assunto(s): prppg , bolsas , distribuição