Divulgado o resultado final da chamada para intercâmbio no Canadá

Publicado: Quarta, 29 de Junho de 2016, 15h56 | Última atualização em Quinta, 30 de Junho de 2016, 15h12

Programa de intercâmbio é oferecido por parceria do Conif com o CICan. Selecionado terá agora candidatura submetida à chamada nacional.

A Assessoria de Relações Internacionais do Ifes (Arinter) divulgou o resultado final da chamada interna para pré-seleção de candidatos a bolsas de estudos no Canadá, ofertadas por meio de uma parceria entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o CICan (Colleges and Institutes Canada). São 10 oportunidades, no total, para alunos de cursos superiores de tecnologia de toda a Rede Federal.

Um estudante foi selecionado internamente, e agora a candidatura será apresentada à chamada geral, divulgada pelo Conif. No âmbito do Ifes, puderam se inscrever alunos de seis cursos: Superior de Tecnologia em Cafeicultura e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Campus de Alegre; Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental, de Colatina; Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de Santa Teresa; Superior Tecnólogo em Logística, de Viana; e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD, do Campus Serra.

Entre os pré-requisitos para participar do programa de intercâmbio estão: ter matrícula regular em um dos cursos; ter concluído no mínimo dois períodos (semestres) consecutivos, sem reprovações ou notas incompletas ou repetições; ainda ter, pelo menos, um semestre acadêmico a ser cursado no Brasil quando do retorno do seu programa de mobilidade no Canadá; dispor de um coeficiente de rendimento de, no mínimo, 7,0, no momento da candidatura.

É necessário também dispor de nota mínima em testes proficiência em língua inglesa – para o TOEFL ITP o mínimo é 537 pontos, no IELTS, 6,01. Serão concedidas sete bolsas para estudos em inglês e três para estudos em francês. Além de subsídio mensal e seguro-saúde, a bolsa cobrirá despesas com testes de idiomas, mensalidades e viagem (Brasil-Canadá-Brasil). O estudante também receberá auxílio financeiro para se instalar naquele país e para aquisição de material.

Veja o resultado da chamada interna.

Assunto(s): cican , conif , intercâmbio , canadá