Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Início do conteúdo da página

Prêmio Respostas para o Amanhã seleciona ideias de alunos do ensino médio

Publicado: Terça, 21 de Junho de 2016, 17h25 | Última atualização em Terça, 21 de Junho de 2016, 17h25

Voltado para as escolas públicas, o concurso estimula os estudos e promove melhorias nas comunidades.

Estão abertas, até o dia 29 de agosto, as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, promovido pela Samsung. A competição nacional desafia os estudantes a aplicar os conhecimentos em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) na elaboração de projetos que apresentem soluções para a melhoria das comunidades onde vivem, contribuindo para uma sociedade mais sustentável. A inscrição é gratuita e pode ser feita somente pelo site.

Para participar, os alunos do ensino médio da rede pública devem procurar um professor para fazer o cadastro. As inscrições só podem ser feitas sob a coordenação de um professor de Biologia, Física, Química e Matemática ou outras disciplinas relacionadas às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias, que lecionem no ensino médio, em escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal.

A comissão julgadora, constituída por especialistas da área de Educação, vai selecionar os 25 melhores trabalhos apresentados. Cada uma das instituições de ensino consideradas vencedoras regionais na 1ª etapa será premiada com um notebook. Para participarem da 2ª etapa, os selecionados deverão produzir um vídeo de até três minutos sobre o seu projeto. A Comissão analisará os vídeos junto às demais informações e selecionará os cinco vencedores nacionais.

Os cinco vídeos serão postados no site para votação popular, e o mais votado pelo público receberá o título de “Projeto vencedor pelo júri popular”. Além disso, dentre os cinco, será escolhido um grande vencedor considerando a originalidade, o caráter de inovação e a relevância frente ao contexto.

Em sua terceira edição no Brasil, o Respostas para o Amanhã tem a coordenação geral do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. A Samsung conta ainda com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Rede Latino-americana de Organizações Sociais para a Educação (Reduca), entre outros parceiros regionais e locais.

Ambiente virtual
Para subsidiar o desenvolvimento dos projetos, o Prêmio conta com um ambiente virtual que fornece aos professores e aos estudantes um conjunto de temas e conteúdos para enriquecer as reflexões em sala de aula e as propostas dos alunos.

Nesse espaço, os professores encontrarão materiais diversificados, como textos de referência, vídeos com especialistas e propostas de atividades criadas a partir de questões atuais, que se conectam com o currículo escolar.

Para mais informações acesse www.respostasparaoamanha.com.br.

Fim do conteúdo da página