Servidores e alunos discutem situação política do país e repercussão no Ifes

Publicado: Domingo, 29 de Maio de 2016, 10h19 | Última atualização em Domingo, 29 de Maio de 2016, 10h20

Neste mês de junho, os encontros continuarão nos demais campi do Ifes.

Os debates sobre a situação política do país e sua repercussão no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) continuam. Na última semana, o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, pró-reitores e diretores-gerais visitaram o Campus Piúma, na terça-feira (24), e foram à Reitoria, na quarta (25). Nos encontros, o reitor expõe o histórico da instituição e suas conquistas nos últimos anos e também contextualiza o desenvolvimento do Ifes na conjuntura política atual.

Em Piúma, os dirigentes do Ifes foram recebidos pela banda Código de Barra, formada por alunos dos cursos ofertados pelo campus. Em sua fala, o reitor do Ifes destacou a necessidade de buscar estratégias de futuro diante das possíveis dificuldades que a educação pública poderá enfrentar, caso haja uma ruptura do modelo que possibilitou a expansão da Rede Federal, implementado nos últimos anos pelo Governo Federal.

Em seguida, alunos e servidores puderam falar sobre suas impressões do cenário atual do país. Entre os estudantes, ressaltou-se a importância do Ifes em suas vidas e para a comunidade onde o campus está inserido. Já os servidores destacaram a necessidade de estreitar o relacionamento com a sociedade, como saída para uma conjuntura política desfavorável à educação pública.

Na Reitoria, todos os servidores participaram da reunião e, no momento do debate, apontaram a importância do Ifes apresentar à sociedade as suas conquistas e os resultados obtidos a partir do trabalho realizado na instituição.

Posicionamento
A rodada de conversas foi definida pelo Colégio de Dirigentes do Ifes, que reúne os diretores-gerais de todos os campi, os pró-reitores e o reitor da instituição. Os encontros já aconteceram em outros campi e no Centro de Referência em Formação e em Educação à Distância (Cefor). Neste mês de junho, os encontros continuarão nos campi que ainda não foram visitados.

Segundo o reitor Denio Arantes, já há posicionamento institucional do Ifes acerca da situação política e em defesa da democracia, tanto como signatário do manifesto público do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), quanto na Carta Aberta dos Dirigentes do Ifes. De acordo com o reitor, não há uma visão inocente sobre o quadro político nacional e seus impactos na instituição. “Há uma clara ação de defesa da instituição que deve ser discutida e empreendida pela comunidade”, disse.