Lançado Caderno de Aulas Práticas em Cafeicultura dos IFs

Publicado: Quarta, 18 de Maio de 2016, 18h17 | Última atualização em Quarta, 18 de Maio de 2016, 18h17

Publicação conta com participação de professor do Campus de Alegre.

Foi lançado, na última semana, o Caderno de Aulas Práticas em Cafeicultura dos Institutos Federais. Editada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), a publicação oferece aos professores um elemento de orientação pedagógica e apresenta informações sobre o curso, sugestões e metodologias para o planejamento e execução de aulas práticas.

A obra conta com a colaboração de vários professores dos institutos federais, inclusive o professor Alexandre Cristiano Santos Júnior, do Campus de Alegre, do Ifes, e resulta das atividades do Programa de Capacitação em Aulas. O programa foi realizado por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Essa iniciativa permitiu o aperfeiçoamento de um total de 98 professores de 25 instituições da Rede Federal, das áreas de cafeicultura, instalações elétricas, instrumentação industrial, materiais de construção e tornearia.

O professor Alexandre conta que, no caso da cafeicultura, a capacitação foi realizada no Campus Machado, do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Os profissionais participantes escreveram o caderno, que foi organizado em 16 capítulos que abordam desde aspectos gerais da cultura do café até a pós-colheita do fruto, sempre com foco na preparação de atividades práticas para a aprendizagem. Ele ficou responsável pelo capítulo sobre colheita do café.

A ideia é que as outras capacitações realizadas também virem cadernos de aulas práticas, formando uma coletânea de cinco volumes. Uma delas foi, inclusive, ofertada em parceria com o Campus Serra.

Acesse o Caderno de Aulas Práticas em Cafeicultura dos Institutos Federais.